Relatório Ficticio Columbia
Por: Monaliza Estevam • 14/11/2018 • Relatório de pesquisa • 686 Palavras (3 Páginas) • 500 Visualizações
RELATÓRIO PSICOLÓGICO
1. IDENTIFICAÇÃO
Nome: Joaquim
Data de Nascimento: 07/04/2012
Idade: 8 anos 6 meses 9 dias
Escolaridade: 2 ano do Ensino fundamental.
Tipo de escola que frequenta: Escola particular.
Avaliador: Monaliza Aparecida Silva Estevam
Psicologo Supervisor: Priscila A. Rodrigues CRP 06/983230
2. DESCRIÇÃO DA DEMANDA
A mãe relata comportamentos agressivos na criança, e a falta de socialização com os amigos na escola e até mesmo com familiriares dentro de casa. Procurou ajuda pois a criança está passando pela separação dos pais de forma individualista, sem relatar ou demonstrar qualquer tipo de opinião ou sentimento.
3. HISTÓRICO DO CASO CLÍNICO
Criança do sexo masculino, reside com os pais, não possui irmãos. A mãe com 40 anos, trabalha atualmente o dia todo, e possui contato com a criança apenas no periodo noturno. Pai, com 50 anos de idade, trabalha o dia todo e não possui contato com a criança pois quando chega a mesma já está dormindo. Joaquim fica o dia todo na escola, pratica atividades como, esportes, aula de música, aula de inglês e exercicios que promovem o lazer. Dentro de casa dificilmente mantém algum tipo de dialogo, mas existe momentos raros onde gosta de contar sobre seu dia e as atividades que realizou.
Atualmente os pais estão se separando por motivos particulares não citados pela mãe, de acordo com a mesma as brigas eram constantes e frequentemente o menino observava a situação, e solicitava a todo momento de forma desesperada que ambos parassem de brigar, e assim para se evitar o sofrimento da criança, a mãe decidiu se separar. Uma separação não amigavel onde a outra parte citada não concorda com a decisão.
Segundo relatos da mãe, sua gestação foi tranquila, porém não desejada, nem por ela e nem pelo pai da criança. Ao descobirir tentou realizar aborto, o que foi uma tentativa inalcançada, passando assim por problemas psicologicos causados tanto pela gravidez, como também pela falta de apoio dos pais e do seu companheiro. Realizou o pré natal de forma correta, e relaou que depois de um certo período aceitou sua "condição" do momento e começou a planejar a vida junto com seu filho. Não apresentou doenças, ou foram identificadas anomalias durante o período gestacional. Após o nascimento da criança, os pais decidiram irem morar juntos e tentarem assim construir uma família.
Criança não toma nenhum tipo de medicação, nunca passou por cirurgias e não possui nenhum diagnóstico médico prejudicial.
A família tem observado o comportamento do menino, afirmando que desde pequeno o mesmo apresenta dificuldade no seu desenvolvimento social. Gosta de ficar isolado, e de quebrar seus brinquedos. Não consegue se envolver emocionalmente família, permanecendo distante de todos. Seu humor é variável, mas a caracteristica permanente é a agressivada com tudo e com todos ao seu redor.
O menino está cursando 2 ano do ensino fundamental em uma escola particular da sua cidade. De acordo com a mãe, recebe diversas reclamações a respeito do comportamento do filho com outras crianças, sempre as atacando de forma inesperada e até então sem motivo apresentado. Sempre que alguém tenta se aproximar, seja adulto ou criança o mesmo permanece calado evitando interagir com o que acontece ao seu redor. Ainda sim, possui notas ótimas, e compete em campeonatos de natação, onde de certa forma consegue se habituar ao ambiente.
...