Relatório de Estágio: Psicologia
Por: aleka5 • 2/12/2019 • Resenha • 342 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Relatório de Estágio- 17/09/2019
Campo de estagio: SERSAM Divinópolis
Estagiarias: Alexsandra Macedo/ Letícia Fonseca
Chegamos ao SERSAM, encontramos com o psicólogo Ângelo e fomos interagir com os pacientes, afim de identificar a demanda do dia.
Convidamos os pacientes para participarem do alongamento, tivemos uma boa adesão, iniciamos com perguntas breves (data, dia da semana, alguma curiosidade, etc). Após a atividade seguimos para o pátio e sentamos com um grupo de pacientes, que nos convidaram para sentarmos com eles.
Aproveitamos o momento para uma conversa terapêutica, escutamos queixas, destacando sobre a falta do que fazer, eles reclamavam muito a respeito do tempo ocioso que ficam ali.
Fomos chamadas pela terapeuta ocupacional Rilza para administramos as atividades que ela já tinha começado, pois ela tinha prontuários a concluir. Observamos e interagimos muito bem com os pacientes, percebemos a facilidade que alguns tiveram para falar sobre os motivos que os levaram até o serviço.
Discutimos com o psicólogo Ângelo sobre um prontuário específico, da usuária Alice de 31 anos, residente da cidade de Divinópolis. Ela nos chamou atenção pelas várias queixas familiares e pessoais, como os maus tratos sofridos desde a infância e sua dificuldade de destinguir sua sexualidade. Alice tem duas filhas, separada, mora com a mãe e atualmente namora com uma mulher, mas fala muito de seu ex-marido (pai de suas filhas).
De acordo com o prontuário da paciente, a primeira vez no serviço foi no ano de 2014, com CID 10.2 (transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool e drogas) e CID 33 (transtorno depressivo decorrente), seu quadro foi se agravando até os dias atuais, sempre com recaídas, seu quadro atual é caracterizado com CID 10 (transtorno neurótico dissociativo) e F 44 (similar amnesia dissociativa, por se tratar de um distúrbio das funções normalmente das funções integradas de consciência, memória, identidade e percepção do ambiente).
A usuária tem vários históricos de tentativas de autoextermínio e uso de SPA (substâncias psicoativas).
Por fim, conversamos com o Ângelo sobre a paciente, trocamos algumas informações e esclarecemos algumas dúvidas.
Questões levantadas:
- Maiores intervenções sobre sexualidade
- Uma maior atenção do atendimento clínico
...