Relatório de Neurociências sobre Mesencéfalo
Por: LLcs • 13/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.585 Palavras (7 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO INTA- UNINTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LUCAS FERREIRA LIMA
RELATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS l
SOBRAL
2018
[pic 2]
LUCAS FERREIRA LIMA[pic 3]
RELATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS l
Relatório apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta- UNINTA, como requisito necessário para obtenção da nota da AP3 da disciplina neurociência l ministrada pela professora Me. Merivalda Doroteu.
JUNHO
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..............................................................................................05
OBJETIVOS...................................................................................................06
RESULTADOS ..............................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10
REFERÊNCIAS .............................................................................................11
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar os conteúdos dados no decorrer das aulas práticas, como também, tentarei mostrar a importância desses conteúdos na vida acadêmica e profissional.
Palavras-chaves: neurociência, tronco encefálico, aulas práticas, psicologia, embriologia, cérebro.
INTRODUÇÃO
Literalmente, neurociência é a ciência que estuda o sistema nervoso que, por sua vez, é constituído pelo cérebro e sistema nervoso central e periférico. Ela é interdisciplinar inclui-se, então, diferentes abordagens usadas afim de compreender aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos e médicos do sistema nervoso.
A neurociência, normalmente é estudada por diversos profissionais de diversas áreas e não somente por médicos neurologistas. Dentre os profissionais que se interessam pela neurociência temos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, nutricionistas, biólogos, biomédicos e até mesmo engenheiros, pois a capacitação nesta área pode elucidar as novas técnicas te arquitetura robótica baseadas na neurociência.
A neurociência abrange muitas áreas do conhecimento, a partir do momento em que o cérebro se torna o foco em comum de todas as neurociências; e como tudo em nossa vida se relaciona ao cérebro, essa multidisciplinaridade é plenamente justificável.
A neurociência estuda também as doenças do sistema nervoso e seus reflexos em todas as funções do indivíduo, procurando métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento, além da descoberta das causas e mecanismos. (VENTURA, Dora, 2010, p.123)
OBJETIVOS
As aulas práticas tiveram como objetivo estudar e compreender o sistema nervoso central através das demonstrações de modelos anatômicos durante as três aulas realizadas.
OBJETIVO GERAL
Objetivo de trazer mais conhecimento e esclarecer o conteúdo ministrado em aula através da prática.
OBJETIVO ESPECIFICOS
Usar modelos anatômicos para demonstrar estruturas, explicar funcionalidades destas e sua ligação com a psicologia. Assim, estudando conteúdos de embriologia, tronco encefálico e o cérebro.
RESULTADOS
Ocorreram três aulas práticas, as quais trouxeram como temas: embriologia, tronco encefálico e cérebro. A primeira aula foi sobre a embriologia, em princípio ela estuda o desenvolvimento do ser vivo desde a fecundação do ovo até o final do estado embrionário, acerca das aulas práticas aprendemos sobre esse desenvolvimento composto as estruturas anatômicas do laboratório, entretanto, após a fecundação origina o zigoto que ao decorrer sofre clivagens, ou seja, começa a divisões das células, após isso é originado a mórula, em seguida dessa fase, origina-se a blástula onde as células delimitam a cavidade interna chamada blastocele, a partir disso inicia a fase da gastrulação, onde o embrião começa aumentar de tamanho, ocorre também perante isso à diferenciação dos folhetos.
Os folhetos embrionários originam diversos tecidos do corpo e se divide em ectoderma, endoderma e mesoderma. O ectoderma dará origem ao sistema nervoso. A neurulação, que é o processo do desenvolvimento do sistema nervoso é onde a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. A placa neural se desenvolve pelo processo do notocorda, originam-se próxima ao nó primitivo, elas se fundem originando o tubo neural. A crista neural é formada e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos.
Desse modo, a aula prática sobre embriologia e as estruturas anatômicas que trouxeram as representações dessas fases. Foram de suma importância para compreendermos melhor a esse processo. O foco da embriologia nesse âmbito foi, portanto, a parte do desenvolvimento do sistema nervoso.
O cérebro foi o tema da segunda aula prática da disciplina. O cérebro compõe-se o diencéfalo e o mesencéfalo. Abordarei, portanto a essas duas partes que compõe o cérebro que foi tratado na aula. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do terceiro ventrículo. Os dois hemisférios cerebrais são separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso principal meio de união entre os dois hemisférios.
...