Relatório de Observação Psicologia do Cotidiano Vendedores Ambulantes.
Por: Maari34 • 7/11/2018 • Relatório de pesquisa • 505 Palavras (3 Páginas) • 554 Visualizações
NOME DO ALUNO E RA
6ª OBSERVAÇÃO: VENDEDORES AMBULANTES, AVENIDA PATENTE – JARDIM PATENTE – SÃO PAULO (SP), 05/05/2018 DAS 10:00 AS 12:00.
A observação desta vez, foi feita em uma barraca de pasteis próximo a minha casa. Manhã fria de sábado, sou acordada aos pulos para acompanhar minha mãe até o mercado próximo de casa. A única coisa que desejava era voltar o mais rápido possível para minha cama, quando então decidi tirar proveito da situação e fazer observação para o relatório. Foi quando, ao sair do mercado minha mãe decide caminhar mais algumas ruas até uma barraca de pasteis, para então dar-me um tipo de recompensa por acompanha-la.
A barraca de pasteis era grande, diferente de algumas que já vi antes. Esta, era aparentemente bem planejada. Havia um grande espaço para atender os clientes com papeis e canetas dispostos em cima do balcão para que o pedido dos clientes seja anotado. Este balcão era coberto por uma lona listrada de vermelho e branco, com alguns itens de acompanhamentos para os pasteis, como molho, por exemplo. Havia também uma espécie de estufa, com coxinhas e alguns outros salgados a venda. Dentro da barraca, a limpeza impressionava, não tinham óleos no chão nem papeis dos pasteis. Em alguns momentos cheguei até a ver uma das funcionárias varrendo o chão do lado de fora da barraca.
Haviam 6 funcionários, todas mulheres. Elas eram aparentemente divididas em funções. Enquanto três anotavam os pedidos dos clientes, duas delas fritavam enquanto uma outra funcionária recebia o dinheiro dos clientes. Elas não chamavam os clientes até a barraca, visto que havia vários anúncios com fotos de alguns famosos que já comeram naquela barraca, como por exemplo, Ana Maria Braga. As funcionárias eram, sem exceção, muito atenciosas com todos os clientes, dando até brindes na compra de uma quantidade razoável de pasteis.
Ao lado da barraca havia um grande espaço disposto com mesas e cadeiras para os clientes. As mesas eram baixas, por este motivo preferi ficar em pé. Assim como no balcão, na mesa continham guardanapos, molhos, vinagrete e alguns outros itens de acompanhamentos. Havia um grande movimento nesta barraca, visto que era próximo de uma escola e de um centro comercial do bairro, próximo a mercados, farmácias, etc.
Tive que ir embora, porém com uma vontade imensa de permanecer observando aquele local rico em detalhes.
...