Relações sociais
Por: jaqueneu • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
DESENVOLVIMENTO EMOCIAL, BRINCAR E APRENDIZAGEM SOCIAL DOS ALUNOS DO 3° ANO
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
Esse roteiro de observações da classe do 3º ano, nos mostra que o desenvolvimento acontece com todo ser humano, e existem níveis que são evolutivos ou não, mas para vermos esses níveis temos que observar cada comportamento desses alunos.
Cada criança tem seu próprio desenvolvimento e no seu ritmo, percebemos que crianças da mesma sala podem até ser da mesma idade, mas podem estar em diferentes níveis, e seus aspectos são diferentes. Analisamos que existem vários aspectos nessas crianças que são:
Aspectos Físicos: Coordenação, Expressão Corporal, Ritmo, Harmonia, Uso de sua própria força.
Observamos como elas chegam á escola, como é que elas se adaptam ao ambiente escolar, como elas brincam como elas conseguem respeitar seus limites ao escreverem ou desenharem, observamos também o grau de equilíbrio de cada um.
Aspecto Emocional: Experiência de sentimentos, Alegria ou Derrotas, Expressão de sentimentos.
Nesse aspecto observamos como é a chegada desses alunos na escola, qual é seu relacionamento com todos, será que eles se sentem seguros na escola e como reage se alguém os contrariar. Observamos também se seu emocional é calmo ou é difícil controlar o nervosismo, se existem facilidade em resolver problemas e se eles tem iniciativa a ponto de resolver.
Aspecto social: Organização, interação, trabalho em grupo, regras disciplinar, responsabilidade e participação.
Nosso foco é prestar atenção se existe interatividade entre eles, se eles tem facilidade em emprestar seus brinquedos, se respeitam nossas regras e combinados, e também se participam com manifestações de opinião pessoal.
Aspecto cognitivo: Aprendizagem, Comunicação e Argumentação, Raciocínio, Solucionar problemas.
Nosso dever é investigar qual estagio eles se encontram e se existem um desenvolvimento positivo. Qual é o nível de escrita de cada um, se a comunicação de cada um é clara e objetiva, se existem raciocínio logico.
RELATÓRIO PARCIAL
Brincar não é só para diversão das crianças e sim é um suporte para que elas tenham um ótimo desenvolvimento social, emocional, motor e intelectual. As brincadeiras do dia a dia são favoráveis para a autoestima de cada criança, isso contribui para a superação de qualquer aquisição. Através dessas brincadeiras as crianças desenvolvem coordenação motora, raciocínio logico, criatividade, melhora sua audição, visão e muito entre outros aspectos.
Na escola o principal objetivo e usar brincadeiras lúdicas para um inicio de aprendizagem positiva, as crianças tem a facilidade em interagir quando as colocamos para brincar , usamos jogos interativos ,fáceis para manuseá-los e a intenção é ensina-los de forma pratica sem que haja pressão psicológica e assim eles aprendam e se motivam a estarem na escola.
Na nossa visão, o brincar não só faz parte de uma infância feliz, mas também tem papel principal para o desenvolvimento e a personalidade da criança. As brincadeiras se aliam na diversão o no saber de cada aluno, por isso usa-se brinquedos que melhora o aspecto físico, desenvolve habilidades cognitivas, desenvolve a afetividade e sociabiliza esses alunos não só na escola, mas em outros lugares também.
Os Jogos educativos são extremamente essenciais na vida de cada criança, se elas utilizarem essas ferramentas educativas com certeza seus conhecimentos, aprendizagem serão notório. Por isso é de sumo importância cada escola ter um espaço exclusivo para que eles possam vivenciar a ludicidade e se adotarmos esses métodos de interação com brinquedos nas escolas, futuramente iremos ter adultos que sejam ativos, que tenham boa participação na sociedade.
...