Resenha De Psicologia
Dissertações: Resenha De Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ing88 • 20/9/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
Professor(a) Patricia Vianna
RESENHA DE PSICOLOGIA JURÍDICA
9º semestre
turma - A
Ingrid Costa Lopes
RA 1061126407
Rio Grande
Junho 2014
RESENHA DE PSICOLOGIA
No dia 29 de maio de 2014 em sala os alunos assistiram o filme “Crianças Invisíveis”, e nos foi sugerido fazer um paralelo entre este filme e o capitulo 4 do PLT “A adolescência, o judiciário e a sociedade”.
O filme em si, faz a abordagem de sete realidades em sete países diferentes entre ele o Brasil e a questão é que o cenário dos personagens jovens.
As crianças retratadas pertencem a países diferentes entre si, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica, mostra também deforma bem direta a relação destes personagens com seus pais, isto quando ainda esta relação existe.
É bastante evidente o descaso das famílias e a pobreza, onde as crianças acabam sendo exploradas por seus próprios pais, ou por algum aliciador que lhes oferecem algo em troca, mesmo que tão pouco como o direito de brincar.
Crianças tão jovens que acabam deixando de lado sua infância e tendo que se relacionam com o mundo atual, mundo este perverso e consumista.
O filme aborda também a violência das crianças da África que desde cedo convivem com armas de fogo, não se importando de viver ou morrer, assim como os personagens ciganos que ensinam seus filhos a roubar para sustentar os vícios de seus pais, assim como também o de uma criança que é filha de pais portadores de HIV, que acaba sendo vitima de preconceito na escola.
A mensagem que o filme tenta passar é que de que temos que abrir nossos olhos para o que vem acontecendo no mundo todo. Dar mais atenção a essa infância desrespeitada, violentada e desesperançada. É um filme para adultos, porque tem nos faltado a devida sensibilidade para que essa causa ganhe a devida atenção de todos.
O PLT fala da Declaração Universal dos Direitos Humanos as Nações Unidas, onde proclamaram que a infância tem direito a cuidados e assistência especiais, tendo estes, tratamento diferenciado ao tratamento que é passado para um adulto. Os adultos de um modo geral, não são capazes de perceber seus sentimentos e suas necessidades, e usam as crianças. A essência de ser criança permanece, mesmo que na forma de pequenas lembranças.
Tanto o filme quanto o capítulo tangem pela mesma ideia de que os valores da infância caducam principalmente quando a pessoa é submetida a um estilo de vida em que a permanência dos costumes mostra-se escassa. A falta constante de afeição entre os entes familiares e a
...