Resenha psicologias
Por: Gabriela Albuquerque • 29/5/2015 • Resenha • 689 Palavras (3 Páginas) • 1.854 Visualizações
Citação: BOOK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trasse. O Behaviorismo. A Psicanálise. In: Psicologias: uma introdução no estudo da psicologia. 13º ed. São Paulo: Saraiva, 1999. Cap. 3, P. 45-58. Cap. 5, P. 70-84
O capitulo 3 trata do Behaviorismo, o termo foi difundido por John B. Watson que traduzido para o português significa “comportamento”. Watson trouxe o que o que os psicólogos da época procuravam, algo mensurável; palpável. E foi essa característica que tornou a psicologia em ciência.
Desde então o comportamento foi o objeto de estudo da psicologia, mas seu sentido foi modificando durante as décadas. O comportamento não seria mais visto como algo isolado, interno do sujeito, mas as relações externas estão relacionadas com essas ações, como a autora coloca “O behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente”, colocando as ações dos indivíduos como respostas à estímulos do ambiente. Os termos “resposta” e “estimulo” abordado pelos psicólogos tem duas razões de ser, uma metodológica e outra histórica, que vai ser brevemente discutido no capitulo.
As autoras trazem uma discussão do Behaviorismo de Skinner, ou behaviorismo radical, como o mesmo nomeia. Esta teoria se baseia no comportamento operante, que para ser compreendida é retomada o conceito de comportamento respondente ou de reflexo. As duas teorias são bem desenvolvidas e explicadas durante o capitulo, junto a interpretação dos termos “reforçamento” que pode ser positivo ou negativo, sendo neste último haver dois processos importantes, o de esquiva e fuga. Outros processos que foram analisados pelo decorrer da análise do comportamento e descritos no texto são os de extinção, punição.
Em próximo tópico as autoras tratam do controle de estímulos e dois importantes processos deste, o de discriminação de estímulos e o de generalização de estímulos. Com essa analise o capitulo é concluído com a discussão da aplicação do behaviorismo, exibindo diversas áreas de aplicação como por exemplo na educação.
O capitulo 5 vai abordar de maneira breve a formação de Sigmund Freud o fundador da teoria da psicanalise, o texto relata as experiências com outros médicos como o psiquiatra Jean Charcot que utilizava a sugestão hipnótica como tratamento de histerias; e com o médico Josef Breuer, que tinha uma paciente com surtos e por meio da hipnose ela relatava a origem de seus problemas, e de acordo com as recordações das cenas e das antigas vivencias, os sintomas iam desaparecendo. Breuer denominou seu tratamento de método catártico.
Freud inicia seus tratamentos com o método da hipnose, mas abre mão com o tempo, pois nem todos os pacientes se deixam hipnotizar, passou então a utilizar o método catártico de Breuer e aos poucos foi o modificando, utilizando a técnica de concentração. A partir disso Freud descobre o inconsciente, e que o esquecido/perdido independente de ser algo bom ou ruim era armazenado lá. Com as sessões o paciente liberava os afetos, mas em grade parte havia uma resistência, Freud chamou de “repressão” essa barreira psíquica.
Outro avanço na teoria de Freud foi a descoberta da sexualidade, e que esta ocorre desde muito cedo, ainda na infância. As autoras descrevem a ideia de Freud com as fases do desenvolvimento sexual, sendo elas fase oral, fase anal e fase fálica e o Complexo de Édipo, como elas colocam no texto “No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado”.
No capitulo é tratado também das duas teorias do aparelho psíquico, a primeira introduz os conceitos inconsciente, pré-consciente e consciente. No segundo se altera para Id, ego e superego. Em seguinte as autoras falam dos mecanismos de defesas que Freud posta como sendo vários, sendo estes, recalque; formação reativa; regressão; projeção; racionalização que serão descritos durante o texto e outros que serão apenas citados. O capitulo 5 é concluído semelhante ao capitulo 3 mostrando a psicanalise e sua aplicação e contribuições sociais, sendo esta procurando compreender e solucionar o sofrimento humano em suas inúmeras expressões.
...