Resenha Filme: "Como Estrelas Na Terra"
Pesquisas Acadêmicas: Resenha Filme: "Como Estrelas Na Terra". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7S2014 • 21/4/2014 • 788 Palavras (4 Páginas) • 850 Visualizações
DISCIPLINA: Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência
Trabalho Optativo
Filme: “Como estrelas na Terra”
O filme conta a história de um menino que tem dificuldade de aprendizagem e por conta disso acaba tendo dificuldades na socialização também. Ishaan não é compreendido por seus pais e seus professores, a cultura que o cerca e até mesmo a forma como é estruturada a educação na escola em que estuda não o deixam perceber sua real dificuldade.
Todos o veem como alguém sem vontade de aprender, preguiçoso e sempre que possível o comparam com seu irmão e com outras pessoas que são bem mais sucedidas que ele na escola e isso acaba o desmotivando cada vez mais, além disso, ele recebe castigos e punições a cada novo erro cometido. Com o tempo tudo na sua vida foi se tornando cada vez mais difícil, ninguém entendia suas dificuldades, tanto que após muitos castigos sem encontrar outra solução seus pais acabaram o levando para um colégio interno que só piorou ainda mais a situação, fazendo com que ele perdesse cada vez mais a motivação até mesmo para as coisas que mais gostava como pintar.
Até que chega um professor substituto na escola e percebe suas dificuldades para aprender a ler e escrever, entendendo que o menino tem dislexia, pois ele mesmo já sofreu com isso e depois de algumas insistências consegue ter o direito de ajuda-lo e o menino começa a ter grandes progressos. O professor o motiva cada vez mais, inclusive tem uma conversa com os pais que até então não haviam percebido essa dificuldade do filho, pois estavam preocupados apenas com os bons resultados que o filho pudesse ter, pensando nas competições da vida que ele iria enfrentar. Porém com o tempo esse professor mostra aos demais professores e aos pais do menino que ele é muito inteligente, que tem muitas habilidades e que pode aprender muito, mas que nem todos aprendem da mesma maneira, que muitos podem ter dons específicos para algo e que não necessariamente todos têm os mesmos dons. E a partir desse momento todos passam a respeita-lo e a reconhecer suas habilidades.
Com esse filme foi possível fazer uma reflexão sobre como acontece a Educação em nosso país e no mundo, nos fazendo pensar se as práticas utilizadas atualmente são as corretas e até que ponto todos vão aprender da mesma maneira, se os métodos utilizados pelos professores são os melhores, se o currículo nas escolas está atendendo a diversidade de alunos ou apenas estão querendo moldá-los conforme as vontades do governo que manda e desmanda nas escolas. E, além disso, pensando nos conteúdos nem sempre o que é abordado nas escolas tem uma funcionalidade para a população que atendida por isso devemos ter conteúdos que motivem nossos alunos, que despertem neles a curiosidade e a vontade de aprender, levando em conta suas individualidades e suas necessidades específicas.
Por fim levando em consideração a diversidade encontrada nas escolas, devemos nos preocupar com os recursos e os profissionais que vão lidar com tudo isso para tornar a escola cada vez mais um lugar onde todos possam aprender e que haja o respeito à individualidade de todos, não importa qual seja sua necessidade especial. Uma vez que as adaptações feitas para as crianças que necessitem de um maior apoio ou auxilio vão
...