Resenha Psicologia Clinica
Por: jesolivema • 10/9/2019 • Resenha • 591 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
RESENHA
PANTALEÃO Ana Paula Florêncio - Graduanda do curso de psicologia Faculdade de Ciências Humanas. BAIA Ângela Fernandes - Professora orientadora dos trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Mestre em Filosofia pela UFPE.: A Atuação do Psicólogo Clínico: Ética e Técnica em Discussão.
Esse artigo aborda a discussão ética e técnica na atuação do psicólogo clínico, fazendo reflexões sob o ponto de vista ético do profissional, considerando a relevância da formação acadêmica, sendo a teoria e a técnica instrumentos constituintes da clínica e a ética como definição do fazer clínico. É baseado no pensamento e nas idéias de autores e estudiosos da Psicologia, como Figueiredo, Dutra, dentre outros. Portanto, propõe uma revisitação ao legado da clínica psicológica com um profundo compromisso ético e técnico teórico, considerando as diferentes Psicologias. Discute sobre o dilema ético e técnico diante das dificuldades na clínica psicológica pós-moderna, sobre os desafios do psicólogo clínico no contexto atual e sobre a postura ética do psicólogo e o uso da técnica.
Quanto a formação ética e técnica deve fazer parte do processo formativo profissional , pois irá se constituir em um fazer clínico, com atitude comprometida com a alteridade, indo em direção ao reconhecimento das singularidades e respeito às diferenças e isso é de grande valia para a formação do psicólogo clinico .Na graduação são estudadas múltiplas abordagens do pensamento em Psicologia, sendo a mesma uma área muito ampla que possui diversas orientações teóricas como cognitivista, comportamental, humanista, psicanalista, sócio-históricas, dentre outras.Na apresentação dessas abordagens o aluno vai se identificar com alguma delas e vai ter sua escolha de acordo com sua subjetividade, que pra mim é algo que ele se identifique durante toda a formação.
Figueiredo (2004) nos fala da preparação do psicólogo, sua formação e treinamento, mostrando insatisfação com a preparação dos Psicólogos para o exercício profissional nas universidades. Essa insatisfação é pertinente aos alunos e professores e a raiz disso diz respeito à natureza da nossa área e de nossa arte. O que nesse caso ele quer que o aluno vá em busca do conhecimento por si, sem uma base de professores em que eu discordo, pois é importante ter esse acesso , exemplos diretivos dos mesmos, uma orientação é indispensável para o profissional em formação .
Para Dutra (2004), o diferencial da escuta clínica está na qualidade da escuta e acolhida que se oferece a alguém que apresente uma demanda psíquica, um sofrimento, representando uma certa postura diante do outro, entendendo-o como sujeito que pensa, sente, fala e constrói sentidos nas relações de subjetividades. Significa “outorgar à psicoterapia um lugar diferente dentro de outros campos de atividade profissional do psicólogo” . E esse pensar clinico na minha opinião tem que ser assim , precisa ter esse acolhimento , a escuta qualificada, saber se colocar no lugar do paciente, respeitar suas opiniões para assim proceder o atendimento.
E fechando essa temática da formação do Psicólogo e sua atuação na clínica psicológica, eu percebi que é bastante complexo a realização do exercício prático profissional sem pensar na ética e na técnica como algo que deve estar diretamente ligado. A psicologia é realizada em várias áreas e campos de abordagens, traz á tona uma demanda considerável de questionamentos das situações do cotidiano e de ordem moral e social presentes nessa época de transgressões e perversões sociais e culturais. . Assim, a atitude de acolher essa demanda, através de um olhar que possa contemplar e alcançar a singularidade das existências dos desejos humanos que revelam sua condição de ser-no-mundo, seria a ética na postura da clínica.
...