Resenha Psicologia Comunitária
Por: Letícia Polezzi • 6/4/2017 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 872 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
LETÍCIA POLEZZI
RESENHA: PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.
ARARAQUARA 2017
Objetivo geral: O objetivo deste trabalho foi pesquisar e analisar através de uma resenha os diversos aspectos e equipamentos da psicologia no enfoque comunitário. Visando também observas como funcionam, quais equipes e o que necessitam para aprimorar este trabalho.
No artigo de pesquisa e entrevista sobre a Atividade do Psicólogo na atuação comunitária. O autor descreve dentro da Instituição denominada como CREAS as diversas áres onde o Psicólogo atua, dentro delas a destacada no Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Socieducativa de Liberdade Assistida (LA).
A passagem dessa inserção do psicólogo na área comunitária não é tão antiga, a imagem deste trabalho é fixado em atendimentos privados, como em consultórios. A expansão do mesmo foi devido à necessidade da população em comunidades carentes, assim, fornecendo atendimento a toda população em diversas e denominadas áreas para que haja o atendimento que a população precise.
A partir da década de 80 até então, as instituições públicas vêem adquirindo espaço nas cidades, em conjunto estão em trabalho psicólogos e trabalho com equipes multidisciplinares. Como citado acima, o atendimento em relação à medida socieducativa de crianças e adolescentes tem um papel importante para desenvolvimento. A assistência de tais tem seus diversos aspectos, o enfoque principal está no atendimento dado ao público, como também na primeira análise, que é a situação como o indivíduo encontra-se, ou seja, sua subjetividade.
O autor em sua pesquisa explica que, este atendimento não há somente a anamnese com a criança ou adolescente, mas também procura visitar e acompanhar as famílias dos mesmos, o grupo em qual convivem. Analisando a necessidade e também efetuando o trabalho dos direitos violados, encaminhando também a base do Conselho Tutelar, quando é preciso.
Inicialmente o atendimento realizado é denominado da área psicossocial, onde fazem a acolhimento e a escuta das pessoas que se encontram em tal situação de risco. Todo este trabalho precisa da sondagem entre familiares, ambiente escolar caso o paciente estude e análise da sua comunidade e o ambiente que convive. Juntamente com o assistente social, iniciam-se medidas e trabalham para que essa analise seja feita. Toda assistência e sondagem feita é de grande importância, pois através disso serão efetuados projetos e oficinas predestinados para cada indivíduo.
É importante que haja todo este trabalho, visando a proteger e exercer de fato os direitos da criança e do Adolescente. Este trabalho tem sido de grande valor para sociedade, embora em pequenas cidades não haja condições para implantar tal política de ajuda, para haver corretamente o que se é preciso para todo o atendimento da população.
O enfoque é grande em relação a todo este projeto realizado, embora ele não seja tão reconhecido, já que a imagem que ainda prevalece é da condição privada. Não há tanta divulgação nas cidades, muitas pessoas nem sequer conhecem este trabalho, onde a necessidade de ajuda prevalece grande, tanto em questão de permanecer com este trabalho, como em crescer para o implantamento de novos projetos.
...