TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Psicologia em Pedagogia Brincadeiras Pedagógicas

Por:   •  14/10/2020  •  Resenha  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE PEDAGOGIA- NOTURNO

DOCENTE: JOSÉ CARLOS DE MELO

DISCENTE: GIOVANNA RIBEIRO ALMEIDA E SILVA

Resumo dos vídeos “Caramba, Carambola o brincar tá na escola” e “Cuidar, Educar, Brincar”

                                                   

                                                      SÃO LUIS-MA

                                                              2020

Ao fazer uma análise do vídeo “Caramba, Carambola o Brincar tá na escola”, podemos observar a importância das brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças, a arte de brincar é representada como uma linguagem completa, um jeito de existir. Porém, essa forma de ensino muitas vezes se torna um desafio, pois muitos consideram como perca de tempo.

Quando se é dada a devida importância para as brincadeiras como forma de ensino, percebe-se que substituir os conteúdos em sala de aula por brincadeiras, é ganho de tempo, pois instiga a concentração da criança através da  movimentação, dança, canto, entre outras formas, criando possibilidades e desafiando o corpo até onde ele pode ir. As brincadeiras trabalham o instinto de investigação da criança, onde ela cria estratégias para construir brincadeiras, desenvolvendo assim sua aprendizagem.

A partir do momento em que a escola abre seu espaço e permite que a criança tenha edução através de brincadeiras, mostra que é possível aprender respeitando o direito da criança de ter uma infância, pois a infância não pode ser vivida pelas crianças apenas do lado de fora da escola. Com isso a criança desenvolve seu circuito de motricidade, e os bebês conseguem de forma mais rápida engatinhar e dar os seus primeiros passos.

Um dos desafios desse ensino é envolver a família do aluno e conseguir o apoio dos mesmos, e a importância de investir em brincadeiras, seja em forma de música, dança, pintura de forma livre, precisando apenas do básico que é o brinquedo, que não necessariamente precisa ser algo já pronto, pode ser pneu, garrafas ou algo do tipo, que instigue a curiosamente e a criatividade das crianças para montar brincadeiras, pois a cada dia o brinquedo tem uma finalidade diferente para eles. Outro ponto importante que o vídeo aborda é a importância da interação entre alunos de todas as idades, não vendo necessidade de separar os alunos por faixa etária.

Outro desafio que o texto aborda é a questão da cultura de escola engessada, portanto é necessário um preparo dos educadores, para que seja alimentado o sentimento de brincar, desenvolvendo dentro de cada um o professor-criança que existe, e respeitando o tempo de cada educador em descobrir o melhor jeito dele de dar a aula.

Já o segundo vídeo “Cuidar, Educar e Brincar” nos mostra um assunto pouco abordado, mostra que pequenos cuidados fazem a diferença no processo de aprendizagem da criança, pois muitas escolas estão preocupadas com a escolarização e não com a formação integral do aluno. Não se preocupam com o cuidado da criança. O educador precisa desenvolver o dom de cuidar, de conversar com a criança, para que ela se sinta segura, protegida, isso é importante para que haja equilíbrio emocional para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com