Resenha do Filme Divergente
Por: Amandha Rocha • 26/11/2018 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 918 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
AMANDA ROCHA OLIVEIRA
DISLEIDIA OLIVEIRA
ELIZANE PELLEGRINI
RESUMO SOBRE O FILME: DIVERGENTE
ITABUNA/BA
2017.2
[pic 2]
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
RESUMO SOBRE O FILME: DIVERGENTE
Resumo acerca do Filme: Divergente, apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Orientação Profissional sob a orientação da professora Geysa Angélica Andrade da Rocha, apresentado à faculdade UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura) – Itabuna/BA.
ITABUNA/BA
2017.2
AS VARIÁVEIS INFLUENCIADORAS DA ESCOLHA PROFISSIONAL COM BASE NO FILME DIVERGENTE
A estória se passa num futuro da cidade de Chicago, onde após aquela “terrível guerra” que devastou quase tudo, os que sobraram resolveram dividir a sociedade em cinco facções, que determinam a sua “personalidade”. A sociedade é dividida em 5 facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza. Dentro deste parâmetro se você acredita que o que causou as guerras foi o egoísmo, você irá para Abnegação. Se acredita que foi a ignorância, irá para a Erudição. Se acha que foi culpa da covardia, Audácia. Se você culpa a agressividade, irá para a Amizade. E, por fim, se acha que o problema foi a duplicidade, irá para a Franqueza. As facções foram criadas com a intenção de evitar uma nova guerra, neutralizar as fraquezas da natureza humana, como eles dizem, para que se possa cultivar a “sociedade perfeita”. Cada uma delas existem regras e leis que devem ser obedecidas de perto para manter a sociedade equilibrada.
A personagem principal se chama Beatrice Prior. Beatrice nasceu na Abnegação, uma comunidade em que eles prezam a simplicidade e o vem estar de outras pessoas. E também seu irmão Caleb. Todo ano é celebrado o Dia da Escolha em que os meninos e meninas de todas as facções quando alcançam 16 anos devem escolher qual facção vão viver. Beatrice que, aos 16 anos e prestes a ter que escolher uma das facções, está no conflito de abandonar sua família e atual facção (Abnegação) ou escolher ir para onde acredita pertencer. Nesse sentido é semelhante aos jovens da vida real, em que por influência familiar decidem seguir a carreira familiar de médico, por exemplo, ou conflitam em suas escolhas pessoais, aderindo a profissão que desejam seguir.
Dando continuidade ao contexto do filme, sem muitas informações e sem entender o que é e qual perigo isso representa, Beatrice escolhe fazer parte da facção que sempre admirou: Audácia e a partir daí prefere ser chamada de Tris. Tal qual muitos jovens fazem ao escolher a profissão e enfrentar as dificuldades da universidade.
Em Audácia, Tris conhece Quatro, e tem que provar, não apenas para si mesma mas para seus instrutores e pessoas que a vigiam que ela pertence ao lugar, bem como os adolescentes que escolhem cada vez mais cedo as suas profissões tentam ser aceitos, amar a profissão, isso tudo levando em consideração as influências sociais. Um dos momentos importantes do filme, é quando a personagem principal realiza uma tatuagem para se sentir pertencente ao grupo, e o que podemos observar é que coincide com o comportamento dos indivíduos além da arte.
...