RESENHA DO FILME: DIVERGENTE - IDENTIFICANDO PARALELOS COM OS PENSAMENTOS DE DURKHEIM E KARL MARX
Por: Victtor Silva • 24/5/2018 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 2.329 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Aluno: Paulo Vitor da Silva
Professora: Sabrina Fernandes Santos Falçoni
Disciplina: Sociologia
ATIVIDADE AVALIATIVA: RESENHA DO FILME DIVERGENTE
IDENTIFICANDO PARALELOS COM OS PENSAMENTOS DE DURKHEIM E KARL MARX
O filme se passa na cidade de Chicago, que após uma guerra, fora reconstruída dentro de uma muralha, isolando-se do mundo exterior. Divergente, mostra uma sociedade reestruturada em cinco facções, abnegação, audácia, erudição, amizade e honestidade, onde cada uma é baseada em virtudes que mantem o equilíbrio e harmonia entre as pessoas e evitando, assim, possíveis conflitos.
Cada facção possui códigos próprios como: formas de vestir, símbolos, cores, etc... Os integrantes de cada uma delas são obrigados a seguir padrões de comportamento moldados pelas virtudes base da facção a que fazem parte, além de tudo, cada facção possui uma posição na estrutura da sociedade definida justamente por causa desta virtude.
Com base nisso, podemos identificar, sobre a visão de Durkheim, o estudo do “FATO SOCIAL”, onde, ele entende que, a divisão do trabalho é um dos fatores de agregação da sociedade, tendo em vista a interdependência entre os indivíduos, advinda da mesma, como consequência das especializações nas tarefas, identificando, aqui, a coerção da consciência coletiva sobre as consciências individuais. Onde, a maneira de agir ou não do indivíduo, é determinada pela sociedade sobre o mesmo, implicando, assim, que a sociedade se impõe ao indivíduo, ditando a ele normas de comportamento, e que a ele compete, apenas, assimilá-las, não importando se haveria interesses ou motivações pessoais. Sugerindo assim, a visão da sociedade como um organismo vivo, como uma entidade superior, impondo ao indivíduo toda sua autoridade.
Fazendo um paralelo com Karl Marx, o filme demonstra que os padrões sociais de vida são determinados por uma classe dominante. Marx considera o trabalho como uma forma de alienação do povo. Nos filmes posteriores da série Divergente, podemos identificar melhor essa visão. Onde é revelado uma classe dominante fora das muralhas de Chicago que detêm todo o poder e manipulação das facções.
...