TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resiliência E Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Resiliência E Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Desconstruindo Resiliência: Miríade de Concepções e Interpretações

Autores: Arshi Shaikh e Carol Kauppi - Laurentian University, Canada.

Objetivo

Os autores constatam o fato de que o tema “resiliência” tem sido alvo de muita atenção e gerado grande volume de pesquisas nas últimas décadas, no entanto há pouco consenso entre os autores sobre a definição e o significado do conceito. Portanto, sua proposta é discutir as inconsistências nas diversas definições utilizadas na literatura e descrever as diferentes conceituações de resiliência, bem como suas limitações, por fim oferecer uma conceituação unificadora da resiliência e discutir as implicações para futuras pesquisas sobre o tema.

Método

Os autores realizaram uma revisão bibliográfica, cuja sistematização não foi explicitada, porém incluíram autores seminais e publicações reconhecidas no campo da pesquisa sobre o tema, dentre eles: Garmezzi (1971, 1972, 1974, 1986, 1995); Cicchetti, D., & Garmezy, N. (1993); Luthar, S. S., Cicchetti, D., & Becker, B. (2000); Connor, K. M., & Davidson, J. R. T. (2003); Jacelon, C. (1997); Kaplan, H. B. (1999); Rutter, M. (1985); Wagnild, G. M., & Young, H. M. (1993); Werner , E. E., & Smith, R. S.(1982).

Resultados

Em sua pesquisa identificaram 8 tipos de fenômenos e propõem uma organização destes em 2 grupos de acordo com a disciplina de origem, onde a psicologia com influencia positivista englobaria 6 temas e a sociologia 2 temas. A cada um dos temas os autores apresentaram definições e críticas à abordagem, sendo alguns exemplos.

Temas Psicologia Definição Crítica

Traços de personalidade Resiliência como característica pessoal multidimensional que permitiria um indivíduo prosperar em face da adversidade Connor e Davidson (2003). Pode conotar que algumas pessoas têm "resiliência", enquanto outros não possuem essa característica estática (Luthar, Cicchetti, & Becker, 2000).

Resultados Positivos: Resiliência como um padrão de adaptação positiva no contexto do risco ou adversidade significativa (Masten & Powell, 2003). Não há consenso sobre o que constitui alto risco ou adversidade (Kaplan, 1999)

Fatores associados com adaptação positiva: Resiliência como facilitadora de uma adaptação positiva em face da adversidade ou risco ao invés de entendê-la como um resultado adaptativo em si. Dentro desta variante são dois fatores principais, incluindo fatores de proteção e fatores compensatórias (Fergusson e Horwood, 2003) Luthar et al (2000) refere-se ao uso inconsistente dos termos cruciais para descrever a resiliência. Termos como: proteção, benéfico, recursos, resiliente e fatores compensatórios são usados indistintamente pelos pesquisadores.

Resistência ao stress O indivíduo resiliente pode experimentar perturbações passageiras em seu funcionamento, mas de modo geral, tem uma trajetória estável de funcionamento saudável ao longo do tempo (Cicchetti & Garmezy, 1993). Especificamente, a construção do conceito de estresse tem várias deficiências e, do mesmo modo, o conceito de enfrentamento é ambíguo (Garmezy & Masten, 1986; Mason, 1975)

Recuperação de trauma ou adversidade Uma abordagem alternativa para definir a resiliência é compará-la com a recuperação do funcionamento adaptativo após um período de desadaptação em face de fatores de estresse (Cicchetti e Rogoscho, 1997; Masten 1994, 2001; Roisman, 2005).

Esta forma de resiliência é descrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com