TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilida Social E Ambiental

Dissertações: Responsabilida Social E Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

A história dos explosivos é marcada por diversos fatos importantes, dentre os quais podemos citar a descoberta da pólvora negra pelos chineses, a invenção da Nitroglicerina em 1845, a invenção do Trinitrotolueno (TNT) em 1863, a invenção da dinamite em 1865, e por volta de 1953, foi desenvolvido o explosivo ANFO (Ammonium Nitrate and Fuel Oil), considerado um explosivo bastante seguro, de grande poder de detonação e baixo custo à base de Nitrato de amônio. Em 1956, M.A.Cook e H. Farnam desenvolveram um novo tipo de explosivo na forma gelatinosa “water gel”, ou “slurry”, também à base de Nitrato de Amônio, que permitia sua utilização com boa resistência à água, característica que não se observava nos explosivos à base de ANFO.

Posteriormente, por volta de 1970, iniciou-se a comercialização de emulsões explosivas, que consistiam de gotículas submicroscópicas em soluções oxidantes à base de Nitrato de Amônio em mistura com óleo combustível ou óleo mineral, resultando num produto de enorme eficiência devido ao íntimo contato entre o Nitrato de Amônio e o óleo, além de ser resistente à água.

Finalmente, em 1977, foi concedida patente a um explosivo denominado ANFO Pesado (Heavy ANFO), à base de emulsão e Nitrato de Amônio, visando aumentar ao mesmo tempo a sensibilidade da emulsão e a densidade do ANFO.

O trabalho a seguir vem esclarecer quais as normas, riscos e procedimentos que envolvem a fabricação de Nitrato de Amônia em emulsões explosivas.

DESENVOLVIMENTO

O Nitrato de Amônio é um composto químico, inodoro, e que em solução aquosa, precipita-se misturando lentamente com a água. É um produto sólido, perolado, branco cristalino, com 34% de nitrogênio (50% N-nítrico e 50% N-amoniacal). Possui forte ação oxidante e, por ser muito higroscópico, requer recobrimento de seus grânulos para reduzir o empedramento e o consequente esfarelamento.

O produto é obtido por intermédio da neutralização do ácido nítrico pela amônia. É obtido basicamente em duas etapas:

• Produção de ácido nítrico, e

• Neutralização do ácido nítrico com amônia, segundo a reação: NH3 + HNO3—— NH4NO3.

O produto obtido desse processo apresenta excelentes propriedades físico-químicas necessárias à fabricação de explosivos, podendo ser utilizado nas mais diversas condições climáticas e de detonação.

Os maiores produtores de nitrato de amônia são Rússia, Estados Unidos e China, e os principais exportadores são Rússia e Ucrânia, que representam mais de 50% do total mundial. Os grandes importadores do produto são Estados Unidos, Turquia e Brasil, seguidos por França e Reino Unido.

No Brasil o único produtor de nitrato de amônio é a Fosfertil, que possui duas fábricas em Cubatão, SP: uma de produto denso (406.600 t por ano) e outra de produto de baixa densidade (Ultraprill, 84.900 t por ano). Na forma densa, o nitrato de amônio é utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com