Resumo: Rubens Alves ao escrever essa história nos presenteou com um esclarecimento pedagógico.
Por: Alice Almeida • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 534 Visualizações
Resumo
Rubens Alves ao escrever essa história nos presenteou com um esclarecimento pedagógico.
O livro nos apresenta o mundo de Felipe, um menino que adorava pássaros e sonhava com uma escola que fosse capaz de lhe responder todos os seus questionamentos, mas ele descobre que a escola estabelece regras e que os professores são detentores de todo o conhecimento e ele é quem decide a hora que se deve aprender tudo, inclusive que existe o momento certo para pensar sobre cada assunto.
Apesar de contar a história de Felipe, o livro nos leva a refazer a trajetória de Pinóquio, um boneco de pau, que foi obrigado a ir à escola e obedecer a padrões impostos pela sociedade, para se tornar um “menino de verdade”
Pinóquio ás avessas é um livro infantil, porém, oferece um extenso conteúdo pedagógico aos adultos, despertando questionamentos e reflexões sobre as metodologias de ensino aplicada as crianças.
Palavras-Chaves: Educação, Abordagem, Desenvolvimento, Reflexões, Metodologias.
Sumario
1 Introdução...............................................................................................................................5
2 Desenvolvimento.....................................................................................................................6
2.1 Abordagem Tradicional......................................................................................................6
2.2 Abordagem Comportamental...........................................................................................8
2.3 Abordagem Humanista....................................................................................................9
3 Conclusão..............................................................................................................................11
4 Bibliografia...........................................................................................................................12
1. Introdução
Este trabalho tem como função analisar a obra “Pinóquio às avessas” de Rubem Alves, sob as abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.
A obra conta a vida de Felipe, um garoto curioso que é condicionado a acreditar que só se deve aprender o que a sociedade impõe e colocar de lado as suas vontades.
O livro traz importantíssimas reflexões em relação aos processos de ensino e aprendizagem.
Educar sem aprisionar e proporcionar ao aluno um ambiente de interação e construção do conhecimento, para formar cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade, realizados em todos os âmbitos de sua vivência e desenvolvimento.
A partir dessa história é possível fazer uma análise das três abordagens mencionadas a cima, e refletir sobre o efeito que cada uma tem sobre o indivíduo que está no processo de aprendizagem.
2. Desenvolvimento.
2.1Abordagem tradicional:
Dentro da abordagem tradicional encontramos uma relação em que o professor detém todo o conhecimento, o aluno é uma tabula rasa e dependerá totalmente do professor para ter acesso ao conhecimento.
Baseado nessa abordagem, vemos que o personagem não nasce com nenhum tipo de conhecimento necessário para a evolução criança-homem, ele é adquirido durante a fase escolar.
Entende-se que Felipe não se encaixa nos padrões da abordagem tradicional, incialmente, porque ele não se apresenta como uma tábula rasa aos seus professores, quando ele deveria ir à escola receber o conhecimento dado pelo seu professor e, aí sim, estudar o que foi passado e absorver esse conhecimento.
Felipe não se adequa aos padrões tradicionais e é diagnosticado com transtorno de atenção, pois não se mantém concentrado em seu professor, que é quem retém todo o conhecimento e quem lhe ensinará tudo que é necessário para se tornar alguém quando adulto.
São apresentados professores específicos para cada matéria e Felipe não entende o porquê disso, o porquê cada um só tem conhecimento em determinada matéria.
Felipe se questiona o porquê de o método tradicional acreditar que todos os alunos devem aprender o mesmo assunto e somente é considerado bom, inteligente, aquele que aprender primeiro.
Felipe inicialmente era uma criança curiosa, que não se encaixava nos padrões tradicionais, porém, ao sofrer a pressão dos pais, dos professores e da sociedade em geral, ele parou de se questionar sobre o que lhe interessava e começou a se dedicar ao que era imposto pelos “homens inteligentes do governo”, assim se destacando na sala, na universidade e na profissão que escolhera, pois lhe traria prestígio e retorno financeiro, como ensinado pelos pais.
Ao exercer sua profissão, ele nota que existe um vazio que só é preenchido quando descobre que sua curiosidade não pode ser deixada para trás, que o Felipe criança-questionador é o seu verdadeiro eu, e quem lhe trará as maiores realizações, independente do “nome que ele adquiriu” ou “de quem ele se tornou ao se formar”, será o Felipe criança e seus pássaros.
2.2 Abordagem comportamental:
Segundo Skinner, a inteligência é um organismo que se adapta a estímulos externos e se considera mais inteligente quem responder melhor.
A escola e os pais são responsáveis em criar crianças que se adequem aos padrões comportamentais aceitos pela sociedade.
Felipe desde pequeno já demonstra ter
...