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SCHULTZ

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Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

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CAP. 02, SCHULTZ - TEMAS PARA DISCUSSÃO (p. 53)

01. Porque o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1939? Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?

R: Porque era uma novidade para o século XVIII e o público em geral estava fascinado com as novas máquinas inventadas pela ciência para uso na indústria e entretenimento. A relação entre esse fato com o desenvolvimento da psicologia é que os princípios incorporados nos movimentadas e ruidosas máquinas do século XVII influenciaram a nascente psicologia.

02. Explique o conceito de mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?

R: O mecanicismo foi o fundamento filosófico do século XVII e afirmava que os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e da química. Se o Universo é constituído de átomos em movimento qualquer efeito físico resulta de uma causa direta (rel C - E). Como o efeito pode ser medido deveria ser previsível. O Universo era, portanto, organizado e preciso como uma boa máquina.

03. Qual a relação existente entre o desenvolvimento do relógio e o dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?

R: O determinismo afirmava que os atos são determinados pelos fatos do passado, sendo assim, ser possível prever as mudanças que ocorrem na operação do relógio com base na sequência e na regularidade do funcionamento das peças. Por ser uma máquina fácil de desmontar para observar o funcionamento de suas engrenagens, o relógio também popularizou o conceito de reducionismo, doutrina que explica os fenômenos complexos reduzindo-os aos componentes básicos, às partes mais simples. Portanto, para entender o Universo físico, bastava reduzi-lo às moléculas e átomos. (ver também último § da p. 29 e 3º § da p. 30).

04. Porque os relógios foram considerados modelos para o Universo físico?

R: O relógio foi para o século XVII o que o P.C. foi para o século XX. Foi o mecanismo que provocou o maior impacto no pensamento humano. Em virtude da

Regularidade, previsibilidade e exatidão dos relógios, cientistas e filósofos o viam como modelos para o universo físico e aceitavam a explicação da harmonia e da ordem do universo baseada na regularidade do relógio.

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05. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada lovelace para o trabalho de Babbage.

R: Enquanto os robôs imitavam os movimentos humanos, a calculadora de Babbage simulava as ações mentais. ela representou um grande marco na tentativa de simular o pensamento humano. Babbage referia-se às ações de sua máquina como capazes de refazer ou substituir determinados tipos de atividades mentais. Ex: cálculos matemáticos. Sua calculadora representou a 1ª tentativa de reprodução do processo cognitivo humano e desenvolvimento de uma forma de inteligência artificial. Ada, a Condessa de Lovelace, era uma jovem matemática de 18 anos e uma leal patrocinadora de Babbage. Ela publicou uma clara explicação sobre o funcionamento da máquina calculadora e também sobre as possíveis aplicações e implicações filosóficas. Foi também a primeira a reconhecer a principal limitação de uma máquina pensante: ela não é capaz, por iniciativa própria, de criar ou desenvolver nada novo. Apenas executa o que está programada para fazer.

06. Qual a diferença entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores?

R: p. 35, abaixo do box problema mente-corpo e p. 36, par. 1º e 2º.

07. Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do

conarium

?

R: p. 37, fim e p. 38, par. 1º e 2º. Para Descartes, a mente é imaterial, não tem substância física, mas é provida de capacidade de pensamento e de outros procedimentos cognitivos. A mente influencia o corpo e é por ele influenciada. Descarte entendia que havia um ponto físico exato do corpo em que este e a mente interagiam mutuamente, chamado de conarium, ou glândula pineal, uma estrutura cerebral unitária tida como ponto central das funções da mente.

8. Como Descartes diferenciava as idéias inatas das idéias derivadas?

R: p. 38, item “A Doutrina das idéias”.

As idéias derivadas são produzidas pela aplicação direta de estímulos externos. Ex: sons, imagens, i.é, são frutas das experiências sensoriais

.

3 As idéias inatas são desenvolvidas pela mente, i.é, podem existir independentemente das sensações ou de estímulos externos. Ex: Deus, perfeição, infinito.

9. Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?

R: p. 39, 40 e 41. O

Positivismo

é uma doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis e indiscutíveis, i.é, rejeita tudo o que tem caráter especulativo ou metafísico. O

Zeitgeist europeu, no final do séc. XIX era positivista, só o conhecimento científico era considerado válido.

Materialismo

sustentava que os fatos do universo podem ser descritos em termos físicos pela existência e natureza da matéria. Afirmava ser possível compreender até mesmo a consciência com base na física e na química. Os processos mentais eram estudados de modo anatômico e fisiológico apenas.

Empirismo

preocupava-se em descobrir como a mente adquiria o conhecimento, e afirmava que era resultado da experiência sensorial. Esses 3 paradigmas tornaram-se as bases filosóficas da nova psicologia, sendo o Empirismo o mais importante deles, pois buscava compreender como a mente adquiria o conhecimento. Para o Empirismo, a mente evolui com o acúmulo progressivo das experiências sensoriais, contrariando a visão nativista (inatista) de Descartes.

10. Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.

R: p. 42, par. 1º e 43, box.

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