SIGMUND FREUD - UM BREVE HISTÓRICO
Por: vitsob • 22/4/2018 • Artigo • 6.320 Palavras (26 Páginas) • 170 Visualizações
TEORIA PSICANALÍTICA
SIGMUND FREUD - UM BREVE HISTÓRICO
[pic 1]
- Freud nasceu em 6 de maio de 1856, recebendo o nome judaico de Schlomo.
- Aos 17 anos terminou seus estudos secundários e pensou inicialmente em estudar Direito, mas em seguida abandonou a idéia e decidiu-se pelos estudos biológicos.
- Freud permaneceu durante seis anos no Instituto de Fisiologia da Universidade de Viena, como estudante de Biologia.
- Somente após esse tempo decidiu finalmente trocar a Biologia pela Medicina.
- Em 1885 obteve uma bolsa de estudos e foi para Paris, onde estudou com Charcot, no Hospital Salpetriére. Ali observou as manifestações da histeria e os efeitos da hipnose e da sugestão.
- Em 1886, Freud retornou a Viena e apresentou em conferência o resultado de suas observações junto a Charcot. Foi criticado e ironizado pelo círculo médico, que não aceitava as novas idéias clínicas a respeito da histeria.
- Aos 30 anos de idade, casou-se com Martha Bernays. A jovem esposa possuía uma amiga de nome Bertha Pappenheim, que fora paciente do Dr. Joseph Breuer, prestigiado médico vienense com o qual Freud se ligara.
- Freud pediu a Breuer que lhe comunicasse as anotações do trabalho terapêutico que realizara com Bertha, pois sob hipnose, conseguira que a paciente encontrasse por si só as origens de seus sintomas. Uma vez alcançada a explicação, os sintomas se dissolviam. Breuer chamou esse trabalho de “método catártico”.
O caso de Bertha Pappenheim foi publicado mais tarde e passou a ser conhecido como o “Caso de Anna O”.
-O método catártico constituiu-se o ponto de partida e o precursor imediato da Psicanálise.
- Os estudos sobre a histeria realizados por Freud permitiram posteriormente que Freud descobrisse o método da associação livre.
- A partir do momento em que Freud deixava seus pacientes associarem livremente, estes começavam, naturalmente, a contar-lhe seus sonhos. Surgiu então, em 1900, o livro “A Interpretação dos Sonhos”.
- Em 1905, publicou os seus “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”. Para Freud a sexualidade e os diferentes mecanismos que se acoplam à sexualidade infantil constituiam a origem da formação do caráter e da personalidade.
- Até 1906, Freud manteve-se solitário e isolado em sua atividade. Trabalhou, escreveu, publicou e escandalizou o público com suas idéias. Escreveu a respeito de um modelo de personalidade, constituído por instâncias topológicas, denominadas respectivamente de inconsciente, pré-consciente e consciente.
- Em 1907, Freud recebeu a visita do suíço Carl Gustav Jung que aderiu aos trabalhos psicanalíticos e durante seis anos trabalharam em conjunto na construção de suas teorias.
- Em 1914, Jung demitiu-se formalmente da Sociedade Psicanalítica. Neste mesmo ano, Freud publicou o artigo “Introdução ao Narcisismo”.
- A partir de 1920, modificações importantes foram introduzidas na teoria psicanalítica, sobretudo no que diz respeito à teoria das pulsões e ao novo modelo de constituição da personalidade, passando a considerar a personalidade formada por três instâncias: o Id, o Ego e o Superego.
- Ainda a parti r de 1920, a Psicanálise começou a se desenvolver num plano internacional. Em Viena, Freud recebeu a terceira geração de psicanalistas, entre eles Wilhelm Reich, Abraham e outros.
- Em 1923, Freud publicou “O Ego e o Id” e se submeteu a uma primeira cirurgia destinada a extirpar o câncer que se manifestava em sua mandíbula. Até o final da vida, ele se submeteu a trinta e três operações destinadas a deter a doença que se expandia.
- Em 1938 mudou-se para Londres, onde faleceu a 23 de setembro de 1939.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
REIS, A.O.A, MAGALHÃES, L.M.A. & GONÇALVES, W.L. Teorias da personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo: E.P.U., 1984.
FREUD, 1912. CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE.
PRIMEIRA LIÇÃO
- Nesta Conferência, Freud se refere ao médico vienense, o Dr, Joseph Breuer, que empregou pela primeira vez o método catártico no tratamento de uma jovem histérica (1880-1882).
- Este caso foi minuciosamente descrito na obra “Estudos sobre a Histeria” (1895) – que recebeu o nome de “O caso Anna O.”
- Freud relata o Dr. Breuer, usou pela primeira vez o processo da psicanálise em uma moça de 21 anos que sofria de histeria. A doença durou mais de dois anos, e no seu decurso surgiram diversas perturbações físicas e psíquicas que necessitaram de medidas sérias.
- A paciente sofria de paralisia rígida, acompanhada de perda de sensação em ambas as extremidades do lado direito do corpo. O mesmo problema às vezes afetava também o lado esquerdo. Ela apresentava perturbações dos movimentos oculares e alterações da visão; dificuldade em manter a cabeça erguida; tosse nervosa intensa; repugnância pelos alimentos e impossibilidade de beber durante várias semanas; dificuldades de expressão verbal; estados de ausência, de confusão mental, de delírios e de alteração total da personalidade.
- De acordo com sua história clínica, a doença apareceu quando ela estava tratando de seu pai, que ela adorava e cuja grave doença o conduziu à morte. Por causa de sua própria doença, a jovem teve de abandonar a cabeceira do enfermo.
- Breuer verificou que sob o efeito da hipnose, quando a paciente recordava e exteriorizava afetivamente a ocasião e o motivo do aparecimento de suas perturbações psíquicas, seus sintomas desapareciam.
- Sob hipnose, a paciente recordou-se de um episódio em que fora ao quarto de sua dama de companhia inglesa, de quem não gostava, e contou com repugnância que vira o cãozinho desta bebendo num copo. Depois de exteriorizar energeticamente a cólera e a aversão retida, pediu para beber, bebeu sem embaraço grande quantidade de água e despertou da hipnose com o copo nos lábios. A perturbação desapareceu definitivamente.
...