Sexo E Genero
Exames: Sexo E Genero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danilo_alvs • 8/4/2014 • 551 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
Sexo e Gênero
Nossa sociedade encara dúvidas que cada vez mais entram em debate para a melhora do nosso meio social, debates acerca de temas sociológicos e antropológicos. Conceitos antes com definições curtas e claras ganharam definições bem mais amplas com o decorrer do tempo e avanços da sociedade. Podemos citar o exemplo de temas como: sexo e gênero. Gênero diz respeito ao conjunto das representações e práticas culturais e sociais constituídas a partir das diferenças biológicas entre ambos os sexos. Sexo basicamente fala a respeito do aspecto anatômico dos corpos.
O conceito de gênero está ligado diretamente a homem e mulher, gêneros bem definidos. Já o sexo está ligado diretamente às relações anátomo-fisiológicas definidas biológicamente para dar conceitos e diferenciações definidas de “machos” e “fêmeas” de uma espécie.
Para compreender conflitos e relações amistosas entre “machos” e “fêmeas” precisamos deixar claro estas definições de sexo e gênero.
Violência de gênero
Com o passar do tempo tornou-se “comum” em nossa sociedade ocorrer violência entre gêneros, sem motivo algum.A violência de gênero pode ocorrer em ambos os sexos ou entre parceiros do mesmo sexo, porém as mulheres são mais vitimizadas, especialmente em sociedades que as desigualdades entre homens e mulheres são mais marcantes.
Conceito de violência de gênero: ”Caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional, perpetrado com abuso de poder de uma pessoa contra a outra, em uma relação pautada em desigualdade e assimetria entre gêneros. Pode ocorrer nas relações íntimas entre parceiros, entre colegas de trabalho e em outros espaços relacionais.”
Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha
Em geral, aos homens são atribuídos papéis que os colocam numa posição superior à das mulheres. A sociedade, de forma cultural, exerce uma pressão na mulher para que a mesma atenda ao poder dos homens, considerado como “natural”, facilitando assim que sejam frequentemente vitimadas pelos homens nas relações interpessoais. As práticas de violência de gênero ao passar do tempo foram tornando-se mais frequentes e mais danosas ao sujeito passivo desta violência, as vezes resultando na morte do mesmo, e então à partir de dados que foram de extrema importância para que fosse tornado público este “mal” que a sociedade estava enfrentando criou-se uma legislação específica para combater este tipo de violência, com uma atenção maior à mulher e abarcando ainda relações domésticas e intrafamiliares. Fica criada então, a lei Maria da Penha (em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então dedica-se à causa do combate a violência contra as mulheres).
A lei Maria da Penha deixa explícito em seu artigo 5ª : “Para os efeitos desta lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.”
Homofobia
Outro tipo de violência baseada em gênero é a homofobia, caracterizada pela violência e discriminação contra lésbicas, gays, travestis
...