Sintomas de Depressão
Artigo: Sintomas de Depressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kaah_MarieL • 25/9/2013 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Sintomas de Depressão
São sintomas de depressão:
Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis Desinteresse, falta de motivação e apatia Falta de vontade e indecisão Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
Saiba mais
Você sabe reconhecer os sintomas da depressão?
A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido Perda ou aumento do apetite e do peso Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo) Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
Voltar ao topo
visão geral sintomas tratamento e cuidados encontre um médico
Tratamento de Depressão
O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
Saiba mais
12 alimentos para combater a depressão Chega de depressão: sete atitudes que ajudam no tratamento Hábitos típicos da depressão podem piorar o quadro da doença Tenho depressão e agora?
Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.
A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.
...