Sistema Limbico Nos Animais (gato E Cachorro)
Trabalho Escolar: Sistema Limbico Nos Animais (gato E Cachorro). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thapsi • 16/11/2013 • 774 Palavras (4 Páginas) • 3.718 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, apresentar a definição, estrutura e formação do sistema límbico nos animais, e comparativo com o sistema límbico humano.
O sistema límbico tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos.
O sistema límbico é composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções; temos como estruturas principais:
Hipotálamo: Essa estrutura tem o tamanho menor que um grão ervilha, assim pode-se dizer que esta estrutura representa menos de 1% do tamanho total do cérebro. O hipotálamo é responsável por diversas funções importantes como: regulagem do sono, pela libido, controla o apetite e também controla a temperatura corporal; quando a temperatura aumenta o hipotálamo age na dilatação dos capilares para o resfriamento sanguíneo. Ele também age juntamente a hipófise, ajudando no sistema endócrino.
Corpos mamilares: Está intimamente relacionado ao hipotálamo. Os corpos mamilares são responsáveis por regularem os reflexos alimentares da alimentação, como por exemplo, a deglutição e ao ver um alimento suculento o ato de lamber os lábios.
Tálamo: O tálamo representa uma espécie de duas massas ovais, onde cada uma delas se localiza nos dois hemisférios do cérebro. O tálamo é responsável por quatro sentidos: tato, paladar, visão e audição e também é responsável pelas sensações de dor, quente ou frio e a pressão do ambiente. Apenas os sinais do olfato são enviados diretamente ao córtex cerebral sem ter que serem “filtrados” pelo tálamo.
Giro cingulado: Se localiza na porção mediana do cérebro e faz parte do tálamo. A estimulação dessa parte pode causar alucinações, alterações na emoção. Essa região é responsável pelos odores e a visão. Em animais selvagens se houver a retirada deste giro, através de uma cirurgia, a domesticação é mais fácil e rápida.
Amígdala: Essa parte do cérebro possui cerca de dois centímetros de diâmetro. O cérebro é composto por duas amígdalas, onde cada uma se localiza em um lobo temporal. É nesta região onde é identificado quando há perigo, medo e ansiedade. As amígdalas também são responsáveis por memórias emocionais.
Hipocampo: Esta estrutura está localizada no lobo temporal, é responsável pela memória recente. Quando uma pessoa se lembra de algo, aumenta significadamente o metabolismo desta estrutura, resultando no aumento do fluxo sanguíneo.
O sistema límbico é uma região formada por neurônios e é constituído de massa cinzenta, dito isso, podemos denominar essa região de lobo límbico.
Os sistemas nervosos dos homens e dos animais, apesar de possuírem diferenças anatômicas, possuem muitas semelhanças. São eles organizados da mesma maneira. Ou seja, o modelo é o mesmo, constituído por: medula espinhal, troco encefálico, cérebro e
...