Sistema Limbico Pesquisa Plicda a Neurofisiologia (Autoria de Apolenario Portugal)
Por: Apolenário Hipólito Salazar PORTUGAL • 8/7/2015 • Seminário • 3.731 Palavras (15 Páginas) • 773 Visualizações
Índice
Introdução
Conceito do Sistema Límbico
O historial da evolução do sistema límbico
Importância do sistema límbico
Sistema Límbico
Desenvolvimento do sistema Límbico
Componentes do Sistema límbico
Estruturas associadas ao sistema límbico
Anatomia da memória
O papel do diencefalo na consolidação da memória
Método de consolidação da Memória
Funções específicas do sistema límbico
Principais vias aferentes, eferentes e interconexão do complexo amigdaloide
Funções do córtex límbico
Memória de trabalho
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O presente trabalho de caracter avaliativo da cadeira de Neurofisiologia tem como tema ̋ O sistema Limbico ̏ e o mesmo tem como objectivo………………….. Para a realização deste trabalho recorreu-se a consulta bibliográfica e obedece a seguinte estrutura:
- Introdução;
- Conceito do Sistema Límbico;
- O historial da evolução do sistema límbico;
- Importância do sistema límbico;
- Sistema Límbico;
- Desenvolvimento do sistema Límbico;
- Componentes do Sistema límbico;
- Estruturas associadas ao sistema límbico;
- Anatomia da memória;
- O papel do diencefalo na consolidação da memória;
- Método de consolidação da Memória;
- Funções específicas do sistema límbico;
- Principais vias aferentes, eferentes e interconexão do complexo amigdaloide;
- Funções do córtex límbico;
- Memória de trabalho.
Conceito do Sistema Límbico
O sistema límbico e um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordiais do controle das emoções, participa nas funções da memória, podendo também participar do sistema endócrino. Ela localiza-se na parte média do cérebro dos mamíferos.
O historial da evolução do sistema límbico
Ao longo da sua evolução o cérebro humano atingiu 3 componentes, que foram surgindo e super povoada qual em um sitio arqueológico mais antigo situando-se e localizando-se anteriormente por cima dos outros sendo eles respectivamente:
- O arquinho ou cérebro primitivo, constituídos pelo tronco cerebral, bulbo, cerebelo, ponte e mesencefalo, pelo núcleo mais antigo da baseio globo pálido e pelos bolbos olfatórios;
- O paleopalio ou cérebro intermediário baixo na parte infero-posterior; o seguinte em uma posição intermédia e o mais recente dos velhos mamíferos, formado pela estrutura do sistema límbico. Corresponde ao cérebro dos mamíferos inferiores;
- O neolatino também chamado cérebro superior ou racional (dos novos mamíferos compreendendo a maior parte dos hemisférios cerebrais) formado por um tipo de córtex mais recente, denominado neocortex e alguns grupos neuronais subcorticais. E o cérebro dos mamíferos superiores, incluídos os primatas e, consequentemente o homem.
Essas três camadas cerebrais foram aparecendo, uma a pôs outra durante o desenvolvimento do embrião do feto ontológico, recapitulando cronologicamente, a evolução felonia das espécies. No dizer do MacLean, elas são três computadores biológicos que, embora interconectados, cada um nas palavras do cientista, suas próprias formas peculiares de inteligência, subjectividade, sentido de tempo e de espaço, memória, motricidade e outras funções menos especiais.
Na verdade são três unidades cerebrais constituindo um único cérebro. A unidade primitiva é responsável pela auto-preservação, é onde nascem os mecanismos de agressão e do comportamento repetitivo, é onde acontecem reacções instintivas dos chamados arcos reflexos e os comandos que possibilitam algumas acções voluntárias e o controle de certas funções viscerais, cardíaca, pulmonar, intestinal.
Importância do sistema límbico
O sistema límbico está relacionado com as expressões (respostas e condutas) viscerais e emocionais, bem como as necessidades corporais (impulsos e desejos) primordiais, (básicas ou fundamentais do organismo) e por ultimo com humor, prontidão para agir e dando soluções rápidas e básicas para o organismo. Funcionando desse modo, leva o organismo a reconhecer a recompensa ou a punição do estímulo, bem como atrapalhar para alcançar o desejo e fugir do indesejado. Em resumo, através do sistema límbico se determina a meta do organismo, se aquelas informações são relacionadas a sobrevivência do indivíduo ou da espécie da qual faz parte, ou o oposto, se um estímulo recebido ameaça a vida do indivíduo e da espécie.
Muito do que foi afirmado anteriormente parece estar errado, como agora se nota, descobriu-se que um dano no hipocampo (região relacionada a memória) um ponto central do sistema límbico conduz a deficits severos na função cognitiva na memória de longa duração; um fato incomparável com a ideia inicial da arquitectura original do sistema límbico e especialmente no hipocampo, a região do neocortex sozinho seria, pela maneira de pensar antiga, isoladamente (enfatizou: sozinho) o responsável pelo pensamento, ou, seja pela cognição a partir de 1960, foi descoberto que um neocortex equivalente ao dos mamíferos esta presente, de forma rudimentar em vertebrados e não mamíferos, com resultado, a distinção entre o velho e o novo córtex espatifou-se, desafiando a fase evolucionária das emoções no sistema límbico, e da cognição no neocortex.
...