Síndrome De Burnout
Casos: Síndrome De Burnout. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rutn • 27/8/2014 • 336 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
Síndrome De Burnout
Aspecto Histórico
A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista americano nova-iorquino Freudenberger, em 1974, após constatá-la em si mesmo.
O instrumento mais utilizado para avaliar burnout, independentemente das características ocupacionais da amostra e de sua origem, segundo Gil-Monte e Peiró (1999), é o MBI - Maslach Burnout Inventory, elaborado por Christina Maslach e Susan Jackson em 1978.
Sua construção partiu de duas dimensões, exaustão emocional e despersonalização, a terceira dimensão surgiu após estudo desenvolvido com uma ampla gama de profissionais (Maslach, 1993).
Inicialmente, o inventário possuía 47 itens que foram administrados em uma amostra de 605 sujeitos de várias ocupações profissionais.
Após aplicação em uma nova amostra de 420 sujeitos com perfil igual ao anterior, os mesmos quatro fatores emergiram, sendo que somente três destes apresentaram significância empírica (Maslach & Jackson, 1981; Cordes & Dougherty, 1993; Moreno, Bustos, Matallana & Mirrales, 1997).
Aspecto Conceitual
Burnout é um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional (Maslach & Jackson, 1981; 1986; Leiter & Maslach, 1988, Maslach, 1993; Vanderberghe & Huberman, 1999; Maslach & Leiter, 1999). As profissões mais vulneráveis são geralmenteas que envolvem serviços, tratamento ou educação (Maslach & Leiter, 1999). Atualmente, a definição mais aceita do burnout é a fundamentada na perspectiva social-psicológica de Maslach e colaboradores, sendo esta constituída de três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho.
Maslach, Schaufeli e Leiter (2001) assim definem as três dimensões da síndrome: Exaustão emocional, caracterizada por uma falta ou carência de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos; despersonalização, que se caracteriza por tratar os clientes, colegas e a organização como objetos; e diminuição da realização pessoal no trabalho, tendência do trabalhador a se auto-avaliar de forma negativa. As pessoas sentem-se infelizes consigo próprias e insatisfeitas com seu desenvolvimento profissional.
Sintomas
Os sintomas são variados:
Forte dores de cabeça,Tonturas,Tremores,Oscilações de humor,Distúrbio do sono,Muita falta de ar,Dificuldade de concentração,Problemas digestivos.
...