Técnicas de Avaliação da Inteligência
Por: Daniele Reis • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
Análise Quanlitativa de cada Subtestes Verbal e de Execução da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – 3º Edição Adaptação Brasileira.
Identificação
Nome: Aline
Idade: 14 anos
Data de nascimento: 06/03/1996
Sexo: Feminino
Escola: Particular
Nível escolar: 2° Colegial.
Lateralidade: Destra
Data da realização do teste: 20/05/2010
Examinador: Gisele Iori
Descrição da Demanda
O teste foi aplicado em uma adolescente de quatorze anos, que foi encaminhada para efetuar testes psicométricos, devido à mesma apresentar suspeita dos sintomas de Superdotação e alguns sinais de Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC (organização extrema de seus pertences).
A adolescente nas primeiras observações apresenta uma boa aparência física, uma atenção plena, aparentemente não apresenta problemas visuais, auditivos ou motor, possui uma linguagem adequada para sua idade e aparentou alguns sinais de timidez. Mostrou-se ainda interessada e motivada, reagindo de forma insatisfatoriamente quando não obtia êxito em algum subteste, tendendo nestas situações a movimentos estereotipados, comportamentos estes, comprovados através da ralação à organização.
Descrição dos Procedimentos
Foi aplicado o teste Wisc III composto por 12 subtestes organizados em dois grupos: Verbais, Perceptivos-motores e de Execução, que são aplicados nas crianças de forma alternada. Os Subtestes Verbais são compostos pelos itens: Informação, Semelhanças, Aritmética, Vocabulário, Compreensão e Dígitos, enquanto que os subtestes de Execução são formados pelos itens: Completar Figuras, Código, Arranjo de Figuras, Cubos, Armar Objetos e Procurar Símbolos.
O Wisc III tem a capacidade intelectual de avaliar crianças de 6 a 16 anos e 11 meses.
O teste foi aplicado em uma única sessão realizado no dia 20/05/2010 e tem como proposta, ser utilizado como instrumento psicométrico para avaliar a inteligência, que auxiliará no processo de diagnóstico clínico. Os subtestes deste relatório foram selecionados para investigar múltiplas capacidades mentais, que juntas refletem a capacidade intelectual geral do paciente.
Análise
O nível de conhecimento adquiridos a partir da educação na escola e na família e o seu nível temporal: está muito bom.
Na capacidade de estabelecer relações lógicas, formação de conceitos verbais, de categorias, e na capacidade de síntese de integração de conhecimento: está acima da média para idade dela.
Na capacidade de cálculo mental, compreensão de enunciados verbais, capacidade de raciocínio, capacidade de memória de trabalho, está abaixo da média esperada. Pode-se ventilar a partir do resultado dela neste subteste que avalia a capacidade mental, a compreensão dos enunciados verbais, capacidade de raciocínio, uma possibilidade de déficit de atenção.
A competência linguística, os conhecimentos lexicais e a facilidade de elaboração do discurso: está na média dentro dos parâmetros esperado para a idade dela.
Examinar a capacidade de exprimir suas experiências, conhecimento de regras de relacionamentos social, facilidade de argumentação: está na média dentro dos parâmetros esperado para a idade.
Processamento verbal auditivo, aritmética, resistência
...