TRABALHO DE ANTROPOLOGIA CONSUMISMO
Por: Nathália Zamprogno • 16/6/2019 • Trabalho acadêmico • 880 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA
FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
ANA JÚLIA
BRUNA HOFFMAN
CAROLINY GIURIZATTO
DAIANY DIAS
ELLEN CRISTINA
FRANCIELLI POLESE
MACIELLE SOBRINHO
MARIA EDUARDA
RENATA ZAN
SOFIA ZAMPROGNO
CONSUMO E OBSOLESCÊNCIA
VITÓRIA
2019
ANA JÚLIA
BRUNA HOFFMAN
CAROLINY GIURIZATTO
DAIANY DIAS
ELLEN CRISTINA
FRANCIELLI POLESE
MACIELLE SOBRINHO
MARIA EDUARDA
RENATA ZAN
SOFIA ZAMPROGNO
CONSUMO E OBSOLESCÊNCIA
Trabalho acadêmico do Curso de Graduação em Psicologia, apresentado às Faculdades Integradas São Pedro como parte das exigências da disciplina Antropologia, sob orientação do professor Vitor Nunes Rosa.
VITÓRIA
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OS DIVERSOS IMPACTOS DO CONSUMISMO NA SOCIEDADE 5
2.1. Impactos ambientais 6
2.2. Obsolescência programada 6
3. CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O consumo e obsolescência trata da questão da necessidade do indivíduo de definir o que é velho e o que é novo, de enquadrar o bom e o ruim, de ter um prazo de validade para toda a mercadoria.
No mundo líquido em que vivemos, o consumo se tornou algo “essencial” para o bem-estar humano, de acordo com os padrões impostos a variedade de produtos vai crescendo e se tornando automaticamente descartável, criando assim um ciclo no qual muitas pessoas se encontram e acabam não se dando conta. O sujeito se deixa incentivar pela sociedade e pela mídia de diversas maneiras, e com o passar do tempo tudo se torna obsoleto de modo no qual os objetos e peças consumidos são descartáveis e substituídos por algo novo.
Desenvolvemos esse trabalho no intuito de alertar a sociedade sobre o consumo e obsolescência que vivemos diariamente, muita das vezes prejudicando não só a nós mesmos, como também, o meio ambiente levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta.
Utilizamos de experiências individuais de cada participante para montar uma linha de raciocínio e agregar artigos e pesquisas relacionados ao que é viver para consumir.
OS DIVERSOS IMPACTOS DO CONSUMISMO NA SOCIEDADE
O consumo desenfreado é típico na sociedade líquida moderna, na qual a mesma vem sofrendo mudanças culturais ao longo do século.
Pode-se observar que desde a história da indústria no século XX, o consumismo já aparecia, porém, diferente dos dias atuais, ele aparecia como uma necessidade da população.
O comportamento da sociedade e o estilo de vida foi sendo modificado, principalmente, pelas facilidades de crédito que as instituições financeiras concederam, sendo assim, deixou-se de materializar apenas o necessário e começou a utilizar o consumismo como prazer.
A ampliação das necessidades, primárias ou socialmente induzidas, e elevação do consumo não poderiam levar a outra consequência senão ao aumento de resíduos, no meio urbano e na natureza.
...