Teoria De Vroom
Trabalho Escolar: Teoria De Vroom. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ASSAnder • 25/3/2015 • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.624 Visualizações
A TEORIA DA EXPECTATIVA
“O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”.
A teoria das Expectativas é conhecida como uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas foi desenvolvida, inicialmente, pelo psicólogo Victor H. Vroom em 1964. Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.
Pressupostos da Teoria
O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:
Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;
Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;
Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.
Os principais componentes da teoria
Valor: é o valor subjetivo relacionado a um incentivo ou recompensa.
Instrumentalidade: é a relação entre o desempenho e a recompensa.
Expectativa: é o conjunto de esforços para o primeiro nível de resultados.
Motivação
Estudar a motivação é procurar entender quais são as razões ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas, uma vez que este desempenho depende da motivação. De acordo com Chiavenato (2003), “motivo são forças conscientes ou inconscientes que levam a pessoa a determinado comportamento”.
Vroom considerava que a motivação é o produto do valor previsto atribuído a um objetivo pela probabilidade de alcançá-lo. A motivação constitui um processo que pressupõe escolhas entre comportamentos, sendo que o indivíduo tem noção das consequências de cada alternativa de ação como um conjunto de possíveis resultados decorrentes do seu comportamento.
Fórmula da Motivação
De uma forma sintética, Vroom defende que a força da motivação (M) de determinada pessoa corresponde ao produto do valor previsto por si atribuído a um objetivo (V=Valência) pela probabilidade de alcançar esse mesmo objetivo (E=Expectativa): M = V. E.
Assim definido, a motivação é nula quer no caso em é indiferente atingir ou não determinado objetivo, quer no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.
Fatores que Influenciam na Motivação
1° Fator 2° Fator 3° Fator
Valor que ele atribui ao resultado advindo
...