Teoria Inatista Maturacionista
Artigos Científicos: Teoria Inatista Maturacionista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tah1994 • 17/4/2014 • 641 Palavras (3 Páginas) • 7.391 Visualizações
Teoria Inatista Maturacionista
Concepção e abordagem:
Na concepção inatista-maturacionista o desenvolvimento vem antes da aprendizagem, (A aprendizagem depende do desenvolvimento) pois o indivíduo precisa estar maduro suficientemente para que ocorra a aprendizagem. Na abordagem inatista-maturacionista no desenvolvimento é considerado o maturacionismo, o meio não influencia o desenvolvimento, considera também os fatores biológicos, hereditários, deixando claro que defende que há indivíduos que nascem com aptidões e disposição para aprender com mais facilidade que outras. Parte do princípio de que fatores hereditários ou de mutação são mais importantes para o desenvolvimento da criança.
Maturacionista: Trata-se do processo de amadurecimento ou desenvolvimento de uma pessoa, processo no qual o indivíduo desenvolve gradativamente as habilidades cognitivas hereditárias.
__________________________________________________________________
Binet e Gesell
Semelhanças
Nessa linha de preocupação com as diferenças individuais, desenvolveram os primeiros estudos psicológicos de avaliar a inteligência. O francês Alfred Binet, interessou-se pela inteligência através de testes(inteligência é avaliada pelas tarefas). Essa foi também uma necessidade experimentada por Gesell preocupado em compreender a evolução da criança. Apesar das diferenças Binet e Gessell estabeleceram padrões de comportamento para avaliar a inteligência ou o desenvolvimento da criança. Os fatores biológicos são os mais decisivos na determinação da inteligência e desenvolvimento tais padrões comportamentos são independentes de fatores externos ou do contexto social em que a criança vive. Não importa o lugar e a época em que a criança viva. Acreditavam que a inteligência e o desenvolvimento psíquico da criança eram biologicamente determinados.
Diferenças
Gesell não apenas destacava quais são os comportamentos infantis comuns a determinada idade, mas também procurava retratar a maneira como esses comportamentos evoluem. É o caso, por exemplo, da capacidade da criança de manter-se sentada sem apoio. Arnold Gesell (1880-1961), primeiro teórico a defender que os fatores de maturação influenciavam diretamente a aprendizagem.Preocupado em compreender a evolução da criança, Gesell procurou estabelecer escalas de desenvolvimento que permitissem comparar os comportamentos esperados para certa faixa etária. Com isso o desenvolvimento passou a ser entendido como um processo de padronização, isto é, uma sequência de respostas definitivas que envolvem uma sequência fixa de padrões de crescimento físico e correspondem a um período da evolução inerente ao organismo humano.Se o ritmo e o desenvolvimento são biologicamente determinado, espera-se que certos comportamentos apareçam na mesma idade.
Binet, por sua vez, preocupava-se com aqueles comportamentos que, numa determinada idade, pudessem ser tomados como indicadores do nível de inteligência da criança. A evolução ou o desenvolvimento dos comportamentos considerados típicos não o interessaram de modo especial, mas sim a capacidade
...