Teoria Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliana1703 • 10/12/2013 • 6.458 Palavras (26 Páginas) • 1.042 Visualizações
Curso- Técnico em Recursos Humanos
APOSTILA
DE
TEORIA ORGANIZACIONAL
(I MÓDULO)
Professora: Danieli da Silva Nunes
1.1Organizações e Administração
As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto, o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras. Antes de iniciarmos o estudo das teorias administrativas faremos uma breve introdução a alguns assuntos relacionados às organizações e a administração sendo que mais adiante trataremos os temas com mais profundidade.
1.2 A Administração e a Organização
Segundo Maximiano, podemos definir que a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. É um processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos.
A figura abaixo apresenta um diagrama mostrando as principais componentes das organizações. Portanto, uma organização é um sistema que transforma recursos em objetivos (produtos e serviços).
Desta forma, objetivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum objetivo (ou conjunto de objetivos).
Além de objetivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.
Por meio dos processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo é um conjunto ou seqüência de atividades interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza os recursos, como trabalho humano e equipamentos, para fornecer produtos e serviços.
A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização.
Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.
1.3 Funções Organizacionais
As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organização consiga realizar seus objetivos. Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são analisadas sucintamente a seguir: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.
A seguir são apresentadas definições resumidas para cada uma dessas funções:
• Produção
O objetivo básico da função de produção é fornecer os produtos serviços da organização. Produção é uma palavra genérica, que indica todos os tipos de operações de fornecimento de produtos ou serviços. Há três tipos principais de processos produtivos:
- Produção em massa - fornecimento de grande número de produtos e serviços idênticos, que podem ser simples ou complexos. Exemplos: parafusos, automóveis, refeições rápidas em cadeias de lanchonetes, etc.;
- Produção por processo contínuo - fornecimento virtualmente ininterrupto de um único produto ou serviço, como gasolina, corantes, transmissão de programas de televisão, energia elétrica, etc.;
- Produção unitária e em pequenos lotes – fornecimento de produtos e serviços sob encomenda, simples ou complexos. Por exemplo, montagem de aviões, navios de grande porte e de plantas petroquímicas, organização de realização de Jogos Olímpicos e corridas de Fórmula 1 eleições presidenciais, cortes de cabelo, etc.
• Marketing
O objetivo básico da função de marketing é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo.
• Pesquisa
-Identificação de interesses e necessidades e tendências do mercado;
• Desenvolvimento de produtos:
- Criação de produtos e serviços, inclusive seus nomes, marcas e preços, e fornecimento de informações para o desenvolvimento de produtos em laboratórios e oficinas;
• Distribuição: desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda;
• Preço
- Determinação das políticas comerciais e estratégias de preço no mercado;
Promoção
Comunicação com o público-alvo, pro meio de atividades como propaganda e publicidade;
• Vendas
Criação de transações com o público alvo.
• Pesquisa e Desenvolvimento
O objetivo básico da função de Pesquisa e desenvolvimento é transformar as informações de marketing, as idéias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços.
• Finanças
O objetivo básico da função de Finanças é a proteção e a utilização eficaz dos recursos financeiros. A função financeira abrange as decisões de:
- Investimento: avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos;
- Financiamento: identificação e escolha de alternativas de fontes de recursos;
- Controle: acompanhamento e avaliação dos resultados financeiros da organização;
- Destinação dos resultados: seleção de
...