Teoria de Maslov
Tese: Teoria de Maslov. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaclsantos • 1/10/2014 • Tese • 618 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
1. Por quais motivos a teoria de Maslow é uma das mais utilizadas para explicar ofenômeno da motivação no trabalho, tanto nos contextos organizacionais como institucionais?
Para respondermos essa pergunta é fundamental que a teoria seja brevemente explicada.
Maslow, psicólogo e especialista do comportamento humano elaborou uma a hierarquia das necessidades humanas. Ao atingirmos as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-realização atingimos também a satisfação necessária para desempenharmos melhor nossas atividades.
A teoria de Maslow aparte do principio de que todos os seres humanos possuem necessidades básicas que foram classificadas em cinco níveis:
1- Necessidades básicas ou fisiológicas: aquelas diretamente relacionadas à existência e a sobrevivência do ser humano, estando neste grupo as necessidades de alimento, água, vestuário, sexo e saneamento.
2- 2- Necessidades de segurança: estão nesse grupo as necessidades relacionadas à proteção individual contra perigos e ameaças como, por
exemplo, a necessidade de saúde, trabalho, seguro, previdência social e ordem social.
3- Necessidades sociais: relacionadas à vida em sociedade, englobando necessidades de convívio, amizade, respeito amor, lazer e participação.
Depois de satisfeitos os primeiros três níveis de necessidades – fisiológicas, de segurança e sociais – entramos nos dois níveis superiores (segundo Maslow): a necessidade de estima e a necessidade de realização pessoal, conhecidas por fatores motivacionais.
4- Necessidades do ego (estima): guardam relação com a auto-satisfação, caracterizando-se como necessidades de independência, preciação, dignidade, reconhecimento, igualdade subjetiva, respeito e oportunidades.
5- Necessidades de auto-realização: expressam o mais alto nível das necessidades estando diretamente relacionadas à realização integral do indivíduo.
Para que as necessidades básicas possam ser satisfeitas existem algumas precondições para que seja possível. São elas: liberdade de falar, liberdade de expressão, liberdade para investigar e buscar informação, liberdade para se defender e buscar justiça, equidade, honestidade e permanência garantida dentro do grupo.
Nosso comportamento é motivado por necessidades fundamentais que podem ser classificadas em necessidades superiores e inferiores. As necessidades inferiores dependem de condições internas do próprio. Já as superiores requerem condições externas favoráveis que estejam mais acessíveis à satisfação indivíduo.
Pressupostos da Teoria das Necessidades Humanas Básicas:
1- O princípio mais importante da vida motivacional é a organizaçãodas necessidades em uma hierarquia de prioridade ou potencial;
2- O comportamento humano está determinado pelas necessidades básicas e conseqüentemente motivado por elas;
3- Existem pré-condições para que as necessidades sejam satisfeitas;
4- Quando parcialmente ou satisfeita uma necessidade aparece outra do tipo superior;
5- As necessidades
...