Teoria psicológica
Tese: Teoria psicológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROJASSALES • 3/9/2014 • Tese • 298 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
1. Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si. Descreva sobre as abordagens de psicologia apresentadas na aula 01. (Sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).
O estruturalismo (Wilhelm Wundt): O estruturalismo é o estudo voltado para a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pelos estímulos ambientais. Estuda as operações centrais da mente; atenção, intenções e metas.
O Funcionalismo (William James): Estuda o funcionamento dos processos mentais, descobre como o pensamento, emoções satisfazem as necessidades do organismo e como este se ajusta ao meio ambiente, esse estudo importa responder o que fazem os homens e por que o fazem, e busca a compreensão e o funcionamento consciência.
O Associanismo (Edward Thorndike): Estuda o comportamento de um organismo que tende a se repetir se nós o recompensarmos (chamado efeito) assim que emitimos o comportamento, porém tenderá a não acontecer se o organismo for castigado, ou seja se não o recompensarmos (efeito).
2. Segundo Bock (2002), ainda que a psicologia tenha nascido na Alemanha, foi nos Estados Unidos que surgiram as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente. Apresente no mínimo três especialidades da psicologia e discorra sobre elas. (Sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).
1) Psicólogo clínico: Este profissional avalia e trata os pacientes que tem problemas psicológicos, ele também realiza pesquisas sobre comportamento normal e anormal, diagnóstico e indica tratamento.
2) Psicólogo educacional: Este profissional pode desenvolver planejar e avaliar materiais e metodologias para programas educacionais.
3) Psicólogo da personalidade: Já este profissional, avalia, estuda como e por que as pessoas diferem-se umas das outras, e como essas diferenças podem ser avaliadas.
...