Teoriaas Motivacionais Origem Percusores E Enfase
Monografias: Teoriaas Motivacionais Origem Percusores E Enfase. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02071976 • 30/6/2014 • 4.660 Palavras (19 Páginas) • 303 Visualizações
Índice
1. Introdução 2
1.1 Problema 3
1.2 Justificativa 3
1.3 Hipótese 4
1.4 Objectivos 4
1.4.1 Geral 4
1.4.2 Específicos 4
1.5 Metodologia 4
2. Enquadramento Teórico 5
2.1 Conceituação 5
Capítulo III 6
Teoria de dois factores de Herzberg 8
3.1.3 Teorias das Necessidades adquiridas de McClelland 9
3.1.4 Teoria de Equidade 9
3.1.5 Teoria da definição de objectivos 10
3.1.6 Teoria de expectância 10
Capitulo IV 10
4. Situação dos incentivos no Ministério da Saúde 10
4.1 Tipos de incentivos e percepção sobre o seu funcionamento 11
4.1.1 Bónus de rentabilidade 11
4.1.2 Subsídio de Chefia 12
4.1.3 Premiação de trabalhadores 12
4.1.4 Dias Festivos 13
4.1.5 Kit de instalação e manutenção 13
4.1.6 Subsídio de almoço 13
4.1.7 Subsídio de telefone móvel 13
4.1.8 Formação 14
4.2 Sugestões para melhorar adequação dos incentivos 14
Capitulo V 17
5. Conclusão 17
6. Bibliografia 18
Capítulo I
1. Introdução
O crescente mercado competitivo no mundo de negócios vem demostrando a necessidade de valorizar os Recursos Humanos e criar condições favoráveis para maximizar o desempenho e a satisfação no trabalho, para a melhoria nos resultados e na qualidade dos serviços prestado a sociedade. (Anne Bruce e James S. Pepitone, 2002)
Nos dias que correm as organizações necessitam de elevar a qualidade, aumento da produtividade, modernização, flexibilidade e competitividade. Para que tal acontece é necessário que se criem condições para manter os Recursos Humanos motivados como factor de sucesso.
Um dos maiores desafios das organizações é motivar as pessoas, fazê-las decididas, confiante e comprometidas para o alcance dos objectivos propostos. A motivação ocupa sempre o primeiro lugar em todos factores, nenhuma organização pode funcionar sem comprometimento dos esforços por parte dos seus membros.
Lawer (1973), na sua análise sobre motivação diz que para alcançar o objectivo geral do trabalho, e a melhoria da saúde das populações e qualidade dos serviços prestados, é necessário Recursos Humanos motivados e com incentivos adequados.
Em Moçambique o Governo previlegiou a melhoria do acesso e disponibilização dos cuidados de saúde as populações através do Serviço Nacional de Saúde.
Para melhorar a qualidade de prestação de serviços, garantir a eficiência e equidade, prosseguir com acções do desempenho do sector, será efectivo quando forem criados incentivos financeiros e não financeiros para a motivação dos funcionários.
Neste contexto, há uma necessidade urgente de promoção de acções concretas viradas a estudos na área de Gestão de Recursos Humanos, componente incentivo para motivação dos trabalhadores da saúde.
Este trabalho, tem como tema: Motivação e incentivos para os trabalhadores do Ministério da Saúde
O trabalho está estruturado da seguinte forma: introdução, problema, justificativa, hipótese, os objectivos do estudo e estabelecimento da metodologia de pesquisa.
Capitulo II: Tomou-se como base a apresentacão dos conceitos sobre:
• Motivação;
• Clima Organizacional;
• Desempenho; e
• Incentivo.
Capitulo III: Procurou-se abordar o papel da motivação organizacional e das teorias motivacionais. E o Capitulo IV: Procurou estabelecer o marco teórico que norteou o trabalho contextualizando os conceitos abordados no capítulo II e debruçou-se sobre a situcação dos incentivos no Ministério da Saúde.
Por fim, no Capitulo V, fez-se a conclusão do trabalho, de acordo com os objectivos estabelecidos e apresentou-se as referências bibliográficas.
1.1 Problema
Os incentivos para os funcionários da saúde, constituem um problema para os gestores de recursos humanos do Ministério da Saúde, dai a necessidade do trabalho deste tema para compreender quais as implicações directas da problemática da motivação.
1.2 Justificativa
Apesar dos esforços desenvolvidos a nível do Governo nas últimas décadas para o melhoramento dos Incentivos no Aparelho do Estado em Moçambique ainda não se conseguiu criar condições confortáveis e atraentes para recompensar os trabalhadores do Sector Saúde em termos salariais, se compararmos com os salários praticados no Ministério das Finanças (Tabela de salário em vigor na função Pública).
É verdade que o Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado no seu n°1, artigo 48 e no artigo 23 do decreto n°54/2009, de 8 de Setembro prevêem pagamentos de vários tipos de remunerações e suplementos mas não se mostram suficientes para incenntivar os trabalhadores duma forma geral porque na verdade a sua aplicação não abrange a muitos trabalhadores pela sua natureza.
1.3 Hipótese
Os Trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde estão motivados e incentivados através das condições disponibilizadas pelo Estado.
Os Trabalhadores do Serviço Nacional de saúde não estão motivados e incentivados através das condições disponibilizadas pelo Estado.
1.4 Objectivos
1.4.1 Geral
Compreender o papel da motivação e sua importância
...