Teste Para o Trabalhos Feitos
Por: Gideão Silva • 23/11/2017 • Resenha • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 357 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Campinas
2017
Gideão Estevão Pereira da Silva[pic 6]
[pic 7]
DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO
Projeto apresentado do Curso de Engenharia da Produção da Faculdade Anhanguera de Campinas.
Orientador: Augusto Cesare Estancato.
CAMPINAS
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 O Problema 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral ou Primário 4
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE 11
ANEXO 12
1 INTRODUÇÃO
Estampagem a Quente Moderna - Otimizando Manufatura, Cortando Custos, Gerando Lucro Com Sustentabilidade é um projeto muito promissor, voltando à industria automotiva, na qual segundos fazem muita diferença e, é o que torna, ou não, determinada organização competitiva em um mercado cada dia mais automatizado e moderno.
O referido projeto necessita de diversos temas aprendidos durante os 8 semestres de Engenharia de Produção já cursados, alguns temas são: Ferramentas da Qualidade Convencionais, Lean Manufecturing, PDCA, FMEA, 6 Sigma, 5 Porquês, Resistência do Materiais, Processos de Fabricação Mecânica, Desenho Assistido por Computador, Engenharia Ambiental, entre outros.
1.1 O Problema
Comparado o Lead Time de um determinado produto: Para-choque (Rear and Front Bumpers). Item importantíssimo na segurança passiva de veículos automotivos, tendo a função de salvar vidas e minimizar prejuízos materiais em uma colisão frontal. Nota-se uma deficiência na melhoria contínua do processo de produção nacional no produto, sendo necessária a importação de tecnologias vindas da Europa, America do Norte e Ásia
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário
Analisar, identificar e elaborar um plano de melhoria para linhas de produção de para-choques automotivos, tornando mais competitivas empresas nacionais que hoje não conseguem se equiparar com empresas multinacionais que possuem tecnologias de ponta
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários
Tem o objetivo de realizar melhoria com baixo investimento de produção, utilizando ferramentas disponíveis em um cenário de recessão nacional, ajudando a alavancar a industrial automotiva e fornecedores automotivos nacionais.
Outro objetivo é cortas custos, melhorando o processo de fabricação, enxugando linhas, estoques e melhorando a logística.
Também tem como objetivo a sustentabilidade, tornando processos de produção mais limpos, respeitando o meio ambiente. E uma tendência mundial a preocupação dos recursos naturais que iremos deixar para nossos filhos e netos. Instituições e empresas que tem essa preocupação, arrastam fornecedores, desfrutam de um crédito perante aos seus cliente, consumidores finais e governo.
3 JUSTIFICATIVA
Devido a defasagem tecnológica e de produção da industria Brasileira quando comparada com as de países desenvolvidos, é que, o projeto Estampagem a Quente Contemporânea vem de encontro, a fim de diminuir o GAP nacional, maximizando lucros e cortando custos e desperdícios como tempo, mão de obra, matéria prima e recursos sejam naturais ou não.
Na pesquisa sobre qual assunto tratar como Trabalho de Conclusão de Curso e depois com o assunto já definido, foram encontradas apenas informações superficiais sobre o assunto, tanto no meio científico, quanto no meio acadêmico, despertando a necessidade de visitas técnicas à empresas do segmento, no caso foi visitada a empresa Benteler Automotive, na cidade de campinas, lá foi possível realizar consultas a profissionais da área de desenvolvimento de tecnologias de segurança passiva, líder de projetos automotivos, lideres de linhas de produção de estampagem a quente e estampagem a frio, especialistas de laser e solda, entre outros profissionais da área.
A industria automotiva é sempre a primeira a sentir os efeitos de uma crise e a ultima a sair dela. Tendo muita importância a pesquisa do tema para a indústria nacional e pais, podendo ajudar a situação econômica em que se encontra o Brasil.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com Júlio Henrique de Araújo, Professor da UFMG: ” Nos últimos anos, no cenário mundial, os esforços em pesquisa e desenvolvimento de produtos estampados a quente para aplicação na indústria automobilística estão em ascensão. As demandas crescentes da indústria automotiva por redução de peso dos veículos e aumento da segurança dos passageiros têm resultado no uso crescente de aços com elevado grau de resistência mecânica. Para um aço com uma determinada composição química, o maior valor de limite de resistência possível é obtido quando sua microestrutura é completamente martensítica. A aplicação de aços nessa condição em peças estruturais e de reforço tem se mostrado como uma alternativa para a indústria automobilística atender os requisitos aparentemente contraditórios e cada vez mais rigorosos de consumo de combustíveis e segurança dos passageiros em uma eventual colisão. O processo de conformação a quente de aços seguido de têmpera aparece como uma opção cada vez mais usada na fabricação de peças para a estrutura veicular, com resistência à tração superior a 1500 MPa e com o mínimo de retorno elástico após a conformação. Essa tendência crescente de aplicação do processo de conformação a quente para a fabricação de um número cada vez maior de peças da estrutura automotiva não acontece apenas nos países mais industrializados. Os fabricantes de autopeças no Brasil só agora estão investindo em novas linhas de produção por esse processo, passando a demandar um volume crescente de aços para essa aplicação. Nesse contexto, esse trabalho tem como principal objetivo a caracterização da microestrutura do aço 22MnB5 estampado a quente através da utilização de equipamento piloto.
...