Tipos de fobias
Artigo: Tipos de fobias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1234ro • 31/10/2013 • Artigo • 321 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Fobia (do Grego φόβος "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São vários os tipos de fobias:
Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples - Medo circunscrito diante objectos ou situações concretas.
O DSM IV divide as fobias simples em 5 tipos:
Animais (aranhas, cobras, sapos, etc.)
Ex: Aracnofobia: medo, pavor a aranha.
Aspectos do ambiente natural (trovoadas, terremotos, etc.)
Sangue injecções ou feridas
Situações (alturas, andar de avião, andar de elevador, etc.)
Outros tipos (medo de vomitar, contrair uma doença, etc.)
existe também a xenofobia que e medo do corpo ou individou de outro país
Tratamento
O tratamento mais indicado é a psicoterapia.
Comportamental - A exposição controlada e progressiva ao objecto fóbico. Neste caso através de técnicas de relaxamento e controle da ansiedade procura-se dessensibilizar o indivíduo.
Cognitivo - Ajuda-se a reestruturar os pensamentos anómalos. Este objectivo é conseguido também através da aquisição de informação sobre o objecto ou a situação fóbica.
Psicodinâmico - Busca o entendimento e elaboração do(s) significados simbólicos do sofrimento e dos sintomas desenvolvidos, bem como, a elucidação dos ganhos secundários desses.
Para a Farelofobia Capilar, ou seja, fobia de farelos e/ou migalhas do cabelo, é necessário o tratamento psicológico, já que a fobia pode gerar muito estresse no farelofóbico.
...