Toque De Classicos
Trabalho Universitário: Toque De Classicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iximidori • 8/10/2013 • 229 Palavras (1 Páginas) • 938 Visualizações
livro “Um Toque de Clássico – Marx, Durkheim, Weber- Quintaneiro,Tania.” expõe um pouco sobre as obras de três grandes sociólogos: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Nessa resenha, falarei especialmente sobre Karl Marx. O livro, ao falar de Karl Marx, divide-se em alguns capítulos: introdução; dialética e materialismo; necessidades: produção e reprodução; forças produtivas e relações sociais de produção; estrutura e superestrutura; classes sociais e estrutura social; lutas de classes; a economia capitalista; o papel revolucionário da burguesia; a transitoriedade do modo de produção capitalista; trabalho, alienação e sociedade capitalista; revolução; comunismo e conclusões. Falarei sobre cada um deles.
Na introdução, o autor expõe brevemente sobre a complexidade da obra de Marx e qual impacto que ela teve no mundo. Ele cita, por exemplo, que para muitas pessoas a sociologia pós-Marx é um embate entre a corroboração e negação dos assuntos abordados por ele. E assim ele preparar o leitor para a exposição dos conceitos abordados por Marx.
Após o capítulo “Introdução”, vem o capítulo: “Dialética e Materialismo”. Nesse capítulo, o autor mostra como Marx rompeu com o conceito de dialética de Georg Wilheim Friedrich Hegel (1770-1831) e o conceito de materialismo de Ludwig Feuerbach (1804-1872), conceituando de maneira inovadora o que é chamado de materialismo dialético. Ao contrário de Hegel, que via nas idéias o propulsor do mundo, Marx via nas condições materiais o fundamento das transformações das coisas.
...