Trabalho Avaliativa de Substituição
Por: Malone Rodrigues • 30/4/2022 • Seminário • 904 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
DISCIPLINA: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
PROFESSORES: Cristiano Hamann e Valéria Thiers
Instruções para o trabalho avaliativo:
O trabalho é individual e serve apenas para substituir a avaliação de quem perdeu algum dos trabalhos da disciplina. Deve ser entregue pelo moodle até o dia 03/07/2020.
Se houver alguma dificuldade de enviar pelo moodle, envie o trabalho para os e-mails cristiano.hamann@pucrs.br e valeria.thiers@pucrs.br, avisando pelo chat do moodle que a entrega foi feita!
Imagine que você está participando de uma aula de laboratório de Análise Experimental do Comportamento. A professora e o professor disponibilizam para você uma caixa de Skinner (conforme figura abaixo) e um ratinho para ser condicionado.
[pic 1]
Os professores passam uma série de tarefas para você fazer com o ratinho. Usando os conceitos trabalhados na disciplina, descreva como você faria para realizar cada uma das tarefas descritas abaixo:
- – Fazer o rato salivar cada vez que um som (BIIIIP) é emitido no alto falante.
Aqui temos o processo de um reflexo aprendido. Pois o rato é o sujeito experimental, o som do alto falante é o estimulo neutro. Para conseguir fazer o rato salivar, precisamos associar ao som um alimento, vamos usa um queijo que é o estimulo incondicionado. Sendo assim, o queijo e o som serão os estímulos condicionados, e a resposta que vamos observar será a salivação, que após o condicionamento será a resposta condicionada.
No experimento, vamos proceder com um processo de emparelhamento, que no condicionamento clássico, é compreendido quando apresentamos um estimulo incondicionado (queijo), que naturalmente gera uma resposta (salivação) incondicionada para o rato, associado com um som, estimulo neutro. Depois de um tempo com esse emparelhamento, o rato vai associar o som com o queijo, e só escutar o som ele já vai salivar, gerando a resposta condicionada. Assim, podemos afirmar que o rato aprendeu um novo reflexo: salivar ao ouvir o som da sineta.
Segundo o Ivan Pavlov, depois de 60 emparelhamentos dos estímulos, no seu experimento (carne e som com um cachorro), o animal ao escutar o som já produzia a saliva.
- – Fazer o rato apertar a alavanca repetidas vezes em um curto espaço de tempo. Essa aprendizagem deve ser feita o mais rápido possível.
O rato que esta dentro da caixa, começa a receber choque elétricos. Ele começa a assumir o comportamento de apertar a alavanca, ele percebe que a consequência é a retirada do choque. Ele começa a fazer isso repetidas vezes para não receber o choque. Entendemos isso, como reforço negativo. Pois aconteceu a retirada do estimulo (choque elétrico) do ambiente. O choque é um estimulo reforçador negativo, que gera um aumento da probabilidade de ocorrência (apertar a alavanca). A aprendizagem mais rápida, foi devido ao comportamento de fuga, que usados para remediação. O rato entende que enquanto ele empurra a barra não haverá mais choque. Pois no início ele sentiu a dor de levar a corrente elétrica, que faz com que ele aja mais rapidamente;
- – Fazer o rato apertar a alavanca apenas quando uma luz sinalizadora está ligada.
Neste exemplo temos o estimulo discriminativo. A luz acessa é o Estímulo Discriminativo, que sinaliza para o rato que a disponibilidade da água que é o reforço à resposta da pressão à barra. Precisamos atentar que o Estímulo Discriminativo esta correlacionado com a presença do reforço, que neste exemplo é a luz acesa.
- – Fazer o rato diminuir o número de vezes que vira para a esquerda.
Primeiro precisamos ensinar o rato que existem dois lados (direito e esquerdo) por meio do comportamento operante. Através da modelagem vamos estimular cada lado através de reforço e punição. Toda vez que ele ficar do lado direito ele recebe um pedaço de queijo (reforço positivo). Mas quando ele vai para o lado esquerdo ele leva um choque (punição positiva). Assim teremos o estimulo aversivo, ou seja, vamos ver um aumento do comportamento dele, em ficar do lado direito e diminuir e até evitar o lado esquerdo.
...