Trabalho Organizacional
Casos: Trabalho Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: selu • 13/9/2013 • 666 Palavras (3 Páginas) • 585 Visualizações
A psicologia organizacional ou psicologia industrial, como era conhecida inicialmente, tem sido muito utilizada pelas organizações atualmente. É um campo de atuação do psicólogo no contexto das organizações e o foco principal do psicólogo organizacional é a gestão de recursos humanos. Convém destacar que as principais áreas de trabalho do psicólogo organizacional são: recrutamento e seleção de pessoas; treinamento e desenvolvimento de colaboradores e diagnóstico organizacional.
O psicólogo organizacional não pode trabalhar de forma individual e descontextualizada, é necessário vivenciar as experiências deste contexto a fim de propor alternativas para suprir as necessidades da empresa e conseqüentemente dos seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento da economia local e até mesmo global. As principais atividades do psicólogo organizacional estão sempre voltadas para o bem estar das pessoas nas organizações para que elas possam desenvolver suas atividades com eficiência, dedicação, ética e principalmente o bem estar do profissional, podendo também pode atuar junto ao setor de medicina do trabalho em projetos que visem à saúde emocional do trabalhador.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, nas emoções geradas no ambiente de trabalho.
O papel do psicólogo organizacional é aplicar princípios e métodos oriundos da Psicologia a questões relacionadas ao trabalho humano, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do trabalhador, a sua satisfação em relação ao trabalho que realiza e, por conseguinte, na promoção da saúde, na integração dos funcionários, na comunicação da diretoria e funcionário, e atua na busca de um atendimento às necessidades do homem e um maior rendimento do trabalho. Assim, é possível perceber que o psicólogo tem muitas atividades a desenvolver dentro da organização, no sentido pleno das potencialidades dos seres humanos que fazem parte de uma organização. È preciso colocar todo conhecimento e habilidades a serviço das pessoas contribuindo desta forma para empresas mais humanas, onde o lucro seja uma conseqüência natural do trabalho bem feito, porque é feito por pessoas capacitadas e realizadas profissionalmente.
Pode-se então concluir que ser Psicólogo Organizacional é observar os fenômenos que acontece na organização e traduzir o indizível de forma que haja uma melhor interação entre os departamentos e entre os relacionamentos interpessoais. É apreciar o ser existente em sua totalidade e singularidade, cuidando e zelando pelo seu bem-estar e integridade na organização.
As empresas precisam compreender que a ajuda de um profissional da área de psicologia organizacional pode fazer toda a diferença em relação aos colaboradores (funcionários) de uma organização. As empresas são formadas de recursos econômicos, bens materiais
...