Trabalho Sobre Carapicuiba
Dissertações: Trabalho Sobre Carapicuiba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: junioraltino • 7/11/2014 • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 323 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
A história de CARAPICUÍBA remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo.
Existem várias versões sobre o significado da palavra CARAPICUÍBA: Pau Podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc.
Mas segundo informou o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, CARAPICUÍBA é o nome do peixe: "Cará comprido" que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.
A história da cidade está ligada aos índios, tanto que um dos locais culturais obrigatórios para visitação é justamente a Aldeia de Carapicuíba.
Foi uma das doze aldeias fundadas pelo padre José de Anchieta (por volta de 1580), quando de sua chegada a São Paulo.
Pertenceu a Barueri, que antes fazia parte do município de Santana de Parnaíba.
Carapicuíba era ponto de passagem e parada dos bandeirantes em direção ao interior. Afonso Sardinha, dono de terras (terra doada pelo Rei de Portugal) na região, aproveitou-se da mão de obra indígena para o cultivo de suas terras e, também por sua ordem, em 1590 construiu uma capela. Mas suas intenções fracassaram e Afonso Sardinha voltou a Portugal.
A região, a partir de 1610, vivia em clima tenso, devido aos conflitos entre brancos e índios.
Por volta de 1770 o local começou a progredir. Nos arredores da capela foram construídas malocas para abrigar pequenas famílias e comércio. Paralelamente espetáculos de folclore eram exibidos, fazendo da Aldeia de Carapicuíba o maior centro de folclore do Estado de São Paulo na época.
Em meado de 1854, o Barão de Iguape comprou terras na região, dando-lhe o nome de Fazenda Carapicuíba. Em 1923, a Fazenda Carapicuíba foi vendida a Delfino Cerqueira, que, anos mais tarde, contratou uma empresa para lotear e construir ruas em suas glebas.
O desenvolvimento efetivo da cidade, que à época era ainda um pequeno vilarejo, deu-se com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana em meados de 1875, que ligava a capital paulista até Itu, no interior. Porém, a primeira estação (embarcadouro) em seus arredores foi construída em 1921, distante 22 km da estação Julio Prestes, e chamou-se Sylvania. Logo depois foi construído um desvio para a construção, nos arredores do km 21 da via férrea, um desembarcadouro de gado destinado ao abate. Muitos funcionários da ferrovia e do abatedouro fixaram residência na vilarejo, que tomava áreas da cidade.
Em 1928, Carapicuíba já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras apropriadas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e a amoreira.
Nesta época, cerca de 60 famílias japonesas exploravam parte das terras, a título de arrendamento, cooperadas na atualmente extinta Cooperativa Agrícola de Cotia. O pioneirismo japonês em Carapicuíba foi marcado pelas famílias Wada, Ishimaru, Morioka, Iwakura, Tamai, Hanassumi, Massazumi, Okada, Kakizaki, Ueta, Sakamoto, Magarifuchi, Arakawa, Tani, Kawazaki, Kamyzawa, Guentawa, Iashida, Kunishi, Satomi, Myama, Akyoshi, Yano, Moriama, Nishizaki, Morizawa, Yamamoto e outras.
Após um período de batalha pela emancipação, em 26 de março de 1965, CARAPICUÍBA torna-se município.
Área
34,967 km²
População
373 358 ha estimativa populacional – IBGE/2012
Densidade
10 677,44 hab./km
Os pontos turísticos da cidade são : a Aldeia de Carapicuiba o Parque dos Paturis e o Parque Fuad Chucre.
Economia
Carapicuíba tem diversos comércios e bancos e conta com um incipiente parque industrial. O destaque maior na geração de empregos e renda é o setor de serviços.
Hipermercados e atacadistas
• Extra Hipermercados
• Atacadão
• Tenda Atacado
Grandes redes de supermercados
• Todo Dia
• Cobal Supermercados
• Barbosa Supermercados
• Dia
• Extra Supermercados
• Lopes Supermercados
Lojas de Eletro e Conveniências
• Rei da Diversão
• Casas Bahia
• Magazine Luiza
• Ponto Frio
• Marabraz
...