Trabalho Sobre Percepção
Trabalho Escolar: Trabalho Sobre Percepção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: simoneps • 16/11/2014 • 555 Palavras (3 Páginas) • 837 Visualizações
Introdução
Percepção
A percepção é o estudo de como integramos as informações sensoriais para perceber os objetos e como, entao, usamos esses perceptores para nos movimentarmos no mundo. A informação pode chegar aos sentidos em partes mas nao é assim que percebemos o mundo, percebemos um mundo de objetos e pessoas, que nos bombardeia com totalidades integradas e nao com sensações fracionadas. Somente em circuntancias especiais, ou quando estamos desenhando ou pintando , percebemos as caracteristicas individuais e as partes dos estimulos; na maior parte do tempo, vemos objetos tridimensionais e ouvimos palavras e musica.
Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria. Muitos psicólogos cognitivos e filósofos de diversas escolas, sustentam a tese de que, ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona. Ou seja, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório, da mesma forma que uma hipótese científica é provisória até ser comprovada ou refutada ou novas informações serem acrescentadas ao modelo.
À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos, como o dos sete erros se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo. Assim como um objeto pode dar margem a múltiplas percepções, também pode ocorrer de um objeto não gerar percepção nenhuma: Se o objeto percebido não tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, não percebê-lo.
A percepção não é mera projeção do mundo em nosso cérebro. As sensações são convertidas em partículas de informações que o cérebro reagrupa em seu próprio modelo FUNCIONAL do mundo exterior. Nosso cérebro constrói a percepção.
Entrevistas:
Entrevistado 1- sexo feminino (duração: 3 min.)
O que voce ve nessa imagem?
R:(risos) vejo um senhor, uma senhora e um cachorro.
Algo mais?
R: Tem tambem um homem de época, acho que é napoleão ele esta com a mão na barriga.
Consegue ver mais alguma coisa?
R: sim, um rosto no lado esquerdo, outro ao lado direito e um passaro.
Entrevistado 2- sexo feminino (duração: 1min.)
O que voce ve nessa imagem?
R: uma mulher com um bebe, um rosto de um homem velho, um outro homem velho no formato
...