Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá da disciplina Psicodiagnóstico do Curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Maria Cecília.
Por: Nete Lins • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.276 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TRABALHO DE PSICODIAGNÓSTICO
ALINE GONÇALVES – MATRÍCULA: 201407377833
BIANCA NORBERTO – MATRÍCULA: 201408022907
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2017
[pic 3]
TRABALHO DE PSICODIAGNÓSTICO
ALINE GONÇALVES – MATRÍCULA: 201407377833
BIANCA NORBERTO – MATRÍCULA: 201408022907
Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá da disciplina Psicodiagnóstico do Curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Maria Cecília. |
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO/2017
1 – Entrevista de Contato[pic 4][pic 5]
Nome: Thamires Norberto Baptista
Sexo: Feminino
Idade: 16 anos
Autor: Aline Gonçalves e Bianca Norberto
Interessado: Colégio Santa Mônica
2 – Entrevista Inicial [pic 6]
Em decorrência de dificuldade de adaptação as regras e normas escolares, atitudes excessivas de agressividade, dificuldades em relações interpessoais, a adolescente Thamires foi submetida a avaliação psicológica.
3 – Anamnese
A família tem total conhecimento do comportamento da adolescente, afirmando que desde pequena a mesma apresentava dificuldade no seu desenvolvimento social. Gostava de ficar isolada. Não conseguia se envolver emocionalmente com os membros da família, parecendo distante de todos, ficando evidenciado o caráter conflituoso na interação familiar.
4 – Planejamento da ação
Foram realizados entrevistas e aplicação de teste psicológico em 3 encontros de 1(uma) hora de duração em dias alternados.
5 – Análise do Material
Na primeira sessão de avaliação, a examinada demonstrou excessiva tensão, irritabilidade, agitação e ansiedade. A avaliação de personalidade foi realizada através da observação e da aplicação do Teste Casa, Árvore, Pessoa (HTP). Observou-se total conhecimento da realidade vivida por ela. Os principais traços encontrados foram: introversão, imaturidade, auto-estima negativa, egocentrismo, ambivalência de comportamento, oscilação de humor, insegurança, agressividade, falta de objetivos e interesse, excessiva fantasia, fixação por objetos, insatisfação com as normas e regras sociais, imprudência, satisfação com as situações de perigo, gosto pela velocidade, forte tendência piromaníaca e bastante capacidade para planejar ações.
6 – Produção Documental
Através dos dados analisados no psicodiagnóstico não foram verificados indícios de Deficiência Mental, porém, dificuldades de ordem social e afetiva, piromania, fixação por objetos, obsessão, pensamento auto-destrutivo e oscilação de humor. Diagnóstico: O paciente apresenta características de transtorno de personalidade anti-social, CID-10: F60.2 + F91.3. Encaminhamentos: Encaminhado para tratamento psicoterápico e acompanhamento psiquiátrico.
5 – Referências
CUNHA, J. A. Passos do processo psicodiagnóstico. Em: CUNHA, Jurema A. e Cols. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
...