TRABALHO APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA PARCIAL DA DISCIPLINA PROJETO EXPERIMENTAL
Por: corotin • 16/6/2019 • Monografia • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 662 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ARTES VISUAIS LICENCIATURA
BENEDITA BARBOSA PRESTES
AS ADAPTAÇÕES QUADRINISTAS PARA LITERATURA
TRABALHO APRESENTADO COMO EXIGÊNCIA PARCIAL DA DISCIPLINA PROJETO EXPERIMENTAL I
SÃO PAULO
2019
BENEDITA BARBOSA PRESTES
AS ADAPTAÇÕES QUADRINISTAS PARA LITERATURA
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção da conclusão da disciplina do Projeto Experimental I, da Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor: Prof. Alexandre F. Silva
SÃO PAULO
2019
BENEDITA BARBOSA PRESTES
AS ADAPTAÇÕES QUADRINISTAS PARA LITERATURA
PALAVRAS-CHAVE
- Literatura
- Linguagem
- Quadrinhos
Resumo
O presente trabalho analisa as adaptações das grandes obras da literatura para os quadrinhos, buscando promover os aspectos favoráveis, como o acesso ao conhecimento dos grandes clássicos da literatura e das obras contemporâneo ao público de maneira geral, pois tem conquistado um grande número de leitores.
E aproxima os jovens das obras clássicas e contemporâneas através de sua linguagem artística gráfica e de narrativa atual.
Palavras-chave: Literatura. Linguagem. Quadrinhos.
1 INTRODUÇÃO
A relação entre quadrinhos e literatura aborda uma linguagem verbal e também a não verbal, assume um caráter visual.
Essas adaptações instigam a curiosidade do leitor e atraem público de todas as idades para um universo que tem se mostrado cada vez mais atraente.
A utilização de quadrinhos na literatura é uma forma simples de repassar conhecimento e ideias, de maneira clara e simples, pois as HQs possuem uma linguagem com conotação afetiva de fácil compreensão.
Além de ser sequencial, pois a história é narrada quadro a quadro assumindo um caráter visual e verbal, as histórias em quadrinhos possuem muitos elementos fundamentais da comunicação transformando a sequência de quadros, vinhetas de símbolos convencionais, onde é possível ler uma narrativa somente visual.
As informações visuais como balões expressam pensamentos, ideias e até falas, articulando uma sequência contínua.
As temáticas variam desde aspectos do cotidiano até as obras literárias, onde se apropriam desde clássicos aos contemporâneos.
2 ASPECTOS CONCEITUAIS
O aumento de adaptações literárias para os quadrinhos nos últimos anos, possuem um mecanismo peculiar que permite uma abordagem narrativa capaz de articular um desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão do leitor.
Determinadas social e historicamente, a interpretação da imagem ou seja do não verbal, assim como o verbal. Nesse sentido são vinculadas duas mensagens: A visual e linguística. Esses recursos criam a possibilidade de uma forma de diálogo direto, diferente onde muitas vezes tentam imitar a língua falada, abrindo mão de um fiel diálogo escrito na literatura, mas com a mesma compreensão dos originais códigos narrados.
Esse tipo de narrativa, tal como o balão permite, uma estética informativa nos quadrinhos.
Assim também como o ruído que muitas vezes é mais visual e não sonoro.
Os desenhistas exploram também a forma, espessura e cor dos fonemas para conseguir um efeito de rápida comunicação. Quanto maior a criatividade do desenhista na composição dos códigos mais rápida será a comunicação e a mensagem.
Apesar de existir um mito de histórias em quadrinhos ser para um público mais jovem, diferentes leitores têm procurado cada vez mais determinadas obras literárias adaptadas, capazes de atingir um valor artístico, comunicativo, com um nível estético inigualável.
As HQs unem artes plásticas e literatura. A abordagem na literatura é quadrinizada com um roteiro adaptado para linguagem. Sobretudo o desenrolar da história torna-se mais simples, podendo contar uma história em minutos, utilizando uma técnica apurada de manipulação do espectador.
No roteiro de uma HQ, cada quadro atua como se fosse uma frase, cada sequência como se fosse um parágrafo.
Para essa narrativa são usados os enquadramentos.
Plano Geral (é explicado onde e quando a ação acontece).
Plano Médio (mostra o personagem da cintura para cima, detalhando suas expressões faciais e corporais).
Primeiro Plano (para comunicar emoção, isso acontece quando mostra o personagem da cabeça até o ombro).
3 CONTEXTO HISTÓRICO
Os quadrinhos representam hoje, um meio de
...