Trabalho de Motivação e Emoçao
Por: ggbia • 31/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 387 Visualizações
Música Como Motivação na Prática de Atividade Física
Tema: o presente estudo tem por objetivo avaliar o quanto a música motiva na prática de atividade física.
Delimitação: Musica como ponto de motivação em academias nas aulas de spinning.
Problema: A música da Anitta motiva os alunos de spinning a realizarem o exercício mais rápido?
Hipótese: A hipótese de que o ritmo/velocidade da música motiva a rapidez na prática dessa atividade física.
Objetivos: Mostrar como o ritmo da musica pode estimular na motivação durante a prática da atividade física do spinning.
Justificativa: Avaliar o quanto a música motiva na prática de atividade física.
Atualmente podemos perceber a importância de se praticar atividade física, não somente para manter o corpo em forma, mas também existem benefícios para a saúde mental, dentre outros, com o presente estudo, gostaríamos de detectar individualmente como acontece à motivação e satisfação nos alunos de como a música influencia na pratica dessa atividade.
Seu objetivo é avaliar através de dados mensuráveis o nível de motivação e satisfação dos praticantes desta atividade e sua a relação entre o ritmo da musica durante a prática de spinning.
Em diversos exercícios físicos sabemos que um dos elementos mais desestimulantes é o cansaço, a dor durante a prática do exercício ou se uma certa série realizada e nada melhor do que ter algo que o motive durante esse processo, mesmo sendo ele o treinador/instrutor, colegas que o podem ajudar na realização desses exercícios e até mesmo o bom relacionamento com as pessoas que você convive dentro deste ambiente, pois dependendo do tempo e da frequência que se vai para a academia, acaba-se criando vínculos e claro, a música, principalmente se você está sozinho praticando qualquer atividade.
A música pode ser um elemento capaz de distrair o indivíduo, capaz de desvincular a atenção da pessoa para outro estímulo que seja mais prazeroso, e, neste momento, a música durante o exercício físico ganha significância e contorno.
Pode-se observar que há sempre nas academias a presença de músicas, o que ajuda a estabelecer o ritmo dos exercícios dos praticantes e a distraí-los, contudo todas as pessoas ouvem as mesmas músicas, mas nem todas possuem o mesmo gosto. Sendo assim, a música quando desagradável ao gosto pessoal de algum indivíduo ao invés de ajudá-lo, poderá atrapalhar o desempenho físico dele.
A música é um principias estimulantes do exercício e pode estabelecer essa relação de ritmo, podendo aumentar ou diminuir a energia do corpo, estabelecendo ritmo mais sincronizado e estimulante, principalmente se a música for familiar para quem a ouve. Sendo familiar, gera pontos positivos e negativos, pois se a música tocada naquele momento representar algo bom ou significativo, a pessoa vai se sentir mais motivada e estimulada a continuar com o exercício, mas se representar algo ruim ou uma lembrança negativa, a pessoa pode se desestimular totalmente e até mesmo desistir de continuar com seus exercícios.
O tálamo é o responsável por fazer com que a música seja absorvida pelo cérebro, uma vez que o estímulo seja capaz de atingir o tálamo, o cérebro superior é automaticamente invadido, e se o estímulo continuar por algum tempo, um mais estreito contato entre o cérebro superior e o mundo ou realidade pode ser assim estabelecido.
Revisão da literatura:
Desta forma, provando que a música, quando ela é agradável, e tem haver com o gosto pessoal do praticante para a situação especifica, ela é capaz de proporcionar efeitos positivos durante o exercício, mas quando isto não acontece, e a música é desagradável ao ouvinte durante seu exercício físico, ela vai proporcionar alterações fisiológicas negativas. Provando que, é melhor para o desempenho físico não ouvir música durante o exercício físico do que ouvir músicas desagradáveis, mais se a música for agradável vai ser melhor para o rendimento do que não ouvir música. (Garcia,P.V A influência da música na atividade física)
A referencia nos aponta a margem de comparação que usamos, que a musica nos estimula a fazer o exercício de modo mais prazeroso, mais rápido e de uma forma mais leve. Como se não estivéssemos ali não simplesmente para “perder calorias” e sim para nos divertir e dançar ao som de uma musica que curtimos, em qualquer outro ambiente.
No caso, a escolha da musica da cantora Anitta, por estar no auge do momento e segundo pesquisas, agrada á todos os tipos de faixa etárias e classes sociais, ou seja, podemos usar o clichê “do rico ao pobre” todos dançam a música da referente cantora. Acreditamos que seria um grande estimulo para os participantes da aula pedalarem com mais velocidade,e assim queimarem mais calorias,sem “perceber”.
Porém apensar de ser a música do momento/moda,nem todos gostam, por inúmeros motivos, e foi exatamente o que ocorreu em nossa variável. Justamente o que foi citado na referência a cima.
Em que um dos participantes da amostragem, obteve rendimento visivelmente inferior comparado aos demais participantes. Pois não gostava da música da Anitta, a qual era tocada enquanto desempenhava o exercício. O que a proporcionou alterações negativas no fim do seu resultado. Já quando o exercício foi feito sem a música, obtivemos melhores resultados do participante.
Metodologia
Pesquisa experimental. Será realizado um teste com um grupo de 10 pessoas, na academia Jorge Gonzalez, tendo duração de dois dias. No primeiro dia esse grupo irá realizar a atividade sem música e no dia seguinte será colocada a música Bang, da Anitta. O exercício terá duração de 30 minutos, onde será verificada a média de velocidade em cada situação atividade. Sendo assim, serão analisados os resultados sobre a influência da música em relação ao nível de atuação no exercício, e assim obter o resultado da pesquisa.
Análise de resultados
Foi constatado o seguinte resultado:
O grupo que realizou a atividade sem música percorreu uma média de 20,3 km por hora perdendo em média de 270 calorias
O grupo que realizou a atividade com música percorreu uma média de 27,3 km por hora perdendo em média
...