Trabalho de Neurospiscologia
Por: Fernanda Calvet • 26/4/2023 • Resenha • 348 Palavras (2 Páginas) • 95 Visualizações
TRABALHO NEUROPSICOLOGIA
A neuropsicologia, hoje, é parte fundamental para o fechamento de diagnósticos médicos, assim como para a estruturação de um programa de reabilitação mais efetivo. As principais áreas de atuação da Neuropsicologia são: a neuropsicologia cognitiva, a reabilitação neuropsicológica e a pesquisa.
A primeira tem o objetivo de investigar as funções cognitivas que estão comprometidas e preservadas. Tal avaliação funciona como suporte diagnóstico. O profissional dessa área não trata ou conduz intervenções diretas nos pacientes, apenas atua na avaliação e identificação de hipóteses diagnósticas.
A área de reabilitação é a segunda área de atuação mais procurada entre os neuropsicólogos brasileiros e atua a fim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas e disfunções em virtude de traumas cerebrais, tumores, AVCs/AVEs, problemas no desenvolvimento etc. O profissional dessa área pode atuar em equipes multidisciplinares, onde as atividades são centradas na estimulação das funções cognitivas. Normalmente, o paciente passa por uma avaliação neuropsicológica antes de passar para uma reabilitação.
Na área de pesquisa, geralmente o profissional é vinculado a instituições de ensino superior, analisando como o comportamento e a cognição humana são influenciados pelo funcionamento do cérebro. Este profissional pode atuar em hospitais e laboratórios da iniciativa privada.
Como exemplo da importância da neuropsicologia, podemos citar a neuropsicologia hospitalar e a forense. O neuropsicólogo hospitalar é responsável por aplicar técnicas, de maneira sistemática e coordenada, com o objetivo de aprimorar a assistência integral do paciente. O profissional deverá trabalhar de forma interdisciplinar, visando à recuperação da saúde do paciente, e também o controle do bem-estar do indivíduo, assim como na avaliação de momentos pré e pós operatórios. Já na Neuropsicologia Forense, o neuropsicólogo forense é chamado para avaliar, e auxiliar, através do seu laudo, nas decisões judiciais, sejam elas civis, criminais ou trabalhistas. Assim, esse profissional é voltado a responder à questão levantada pelo juiz, delegado, promotor ou advogado que solicitou o serviço.
REFERÊNCIAS:
Material de aula.
FUENTES, D.; MALLOY-DINIZ, L. F.; CAMARGO, C. H. P.; CONSENZA, R. M. et al. Neuropsicologia: Teoria e Prática.Artmed.
https://blog.ipog.edu.br/saude/neuropsicologo/ . acesso em 02 de abril de 2023
https://ibneuro.com.br/blogs/noticias/5-areas-de-atuacao-em-neuropsicologia . Acesso em 06 de abril de 2023.
...