Trabalho de percepção
Por: anna1990 • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
Trabalho de Percepção
A percepção chega até nós a todo momento. Nós não só sentimos as paisagens, sons, sabores e cheiros, nós também percebemos. A percepção
é responsável por interpretar, organizar e codificar os estímulos em sinais neurais. Para que isso aconteça é necessário que se faça uma seleção, organização e interpretação das sensações.
- Atenção Seletiva:
A atenção seletiva é uma capacidade do cérebro de selecionar informações importantes e fazer com que se ignore informações irrelevantes. As informações selecionadas vão parecer mais nítidas e intensas, e são escolhidas de acordo com o nosso interesse. Diante da enorme quantidade de estímulo, nós selecionamos apenas alguns para focalizar.
- Ilusões Perceptivas:
Uma ilusão perceptiva ocorre quando nós atribuímos aos estímulos significados inadequados, estabelecendo certa discrepância entre o real e a percepção do mesmo.
- Organização perceptiva:
É o modo como nossa mente organiza sensações em percepções. Nós unimos traços visuais para interpretar e organizar as ilusões. Alguns dos fatores que influenciam nesse processo são: figura e fundo, agrupamento e percepção de profundidade.
Figura e Fundo
Nossa primeira tarefa perceptiva é perceber qualquer objeto chamado de figura como distinto do que está em volta, denominado fundo. Essas relações se invertem continuamente , em alguns casos, ilustrações de figura e fundo reversíveis mostram que o mesmo estímulo pode desencadear mais de uma percepção.
Agrupamento
Segundo a lógica perceptiva após ter identificado figura e fundo, o próximo passo é o agrupamento desses dados de forma significativa, segundo regras como: proximidade, similaridade, continuidade, ligação e fechamento.
Percepção de Profundidade
Outro conceito importante na percepção é o de dimensões, vemos objetos em duas dimensões, mas o percebemos em três dimensões, conceito esse chamado de conceito de profundidade. É dessa maneira que conseguimos ver objetos se aproximando ou a profundidade de um penhasco.
- Adaptação perceptiva:
Um exemplo de adaptação perceptiva é quando recebemos um novo par de óculos, nos sentimos desorientados, até um pouco tontos. Mas dentro de alguns dias, nos adaptamos. Nossa adaptação perceptiva à informação visual modificada faz o mundo parecer normal novamente.
- Conjunto perceptivo:
Nossas experiências, suposições e expectativas podem nos dar um conjunto perceptivo, ou predisposição mental, que influencia, e muito, o que percebemos. Nós formamos conceitos, ou esquemas, que organizam e interpretam informações desconhecidas.
Conclusão sobre percepção:
Quando expressamos uma opinião, colocamos, antecipadamente, expressões como: Eu percebi que...Conforme posso perceber...É como se fôssemos, através da percepção, movidos pelo juízo que temos das coisas que ouvimos, vemos e pensamos. Sempre percebemos algo que nos cerca e, a partir disso, emitimos opiniões, julgamos, formulamos outras idéias, contra argumentamos, complicamos ou clareamos o entendimento tanto individual como coletivo.
Reflexão para ser discutida em aula:
“A discussão sobre o tema percepção, tem sido, muitas vezes, atrelada ao de sensação, os conceitos de percepção e sensação geralmente têm sido confundidos...”
Nome: Anna Flávia Medeiros Paiva
Turma: 1005
Matrícula: 201502197413
Professora: Marcia Tassinari
...