Trabalho emoção
Por: jooycefer • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 273 Visualizações
Índice
Introdução........................................................................1
Proposta da aplicação/Estratégias utilizadas...................2
Fundamentação teórica...................................................3
Descrição do experimento................................................4
Resultados e conclusão.....................................................5
Gráfico...............................................................................6
Bibliografia.........................................................................7
[pic 1]
Introdução
Do latim emotĭo, a emoção é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou ruim, que surge na sequência de uma certa comoção somática.
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas. Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais mas há uma grande lista de variáveis.
Como sabemos que estamos emocionados? Invariavelmente pelas sensações e movimentos que nosso corpo produz: dor de barriga, um “frio no estômago”, chorar, rir sem parar, tremer, desmaiar, perder a voz, “ficar branco que nem cera” ou “vermelho de raiva”.
Este trabalho tem como objetivo agregar conhecimentos aos alunos sobre o qual ele estará observando a emoção, e fazendo o registro de informações. Tais informações são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em formação.
[pic 2]
Proposta da Aplicação
A realização deste tem por objetivo possibilitar a observação das capacidades de cada indivíduo em descrever as emoções perceptíveis nas cenas dos filmes e vídeos apresentados, analisar e verificar as emoções e a topografia observáveis das mesmas.
Estratégias Utilizadas
Foram utilizadas para demonstração aos participantes, cenas de filmes e vídeos com imagens evidenciassem emoções distintas entre alegria e tristeza, onde os mesmos estavam a vontade para assistirem as mesmas de forma calma e confortável. Era perguntado a eles, somente as suas reações em nível fisiológico, ou seja, as reações físicas do organismo que podiam ser observadas; cognitivo, o que eles podiam sentir internamente, emocionalmente e comportamental o que eles fariam no lugar dos participantes e que somente eles poderiam responder de forma individualizada.
Fundamentação Teórica
Como visto em sala de aula, e tomando como base a literatura indicada para estudos e aprofundamentos, observa-se que as emoções podem ser apresentadas por diversas maneiras e apresentando diferentes topografias, que em muitos casos, mesmos as topografias semelhantes apresentam sentimentos diferentes, segundo Cannon.
As emoções apresentam diferentes, causas tanto internas quanto externas, e intensidades mas todas demonstram efeitos do sistema simpático responsável pelas reações da medula e do sistema parassimpático responsável pelas reações do cérebro, sendo estes responsáveis pelos efeitos das emoções sentidas nos níveis fisiológico, cognitivo e comportamental.
A emoção e a excitação são os principais responsáveis principais pelo controle automático do corpo, frente a modificações do ambiente, ela é vista como uma mola propulsora para certos comportamentos humanos, observando alterações corporais como por exemplo: medo, nojo, cólera, tristeza, surpresa e desespero.
São observáveis alguns componentes da emoção, sendo eles:
- afetividade, ou seja, como se interpreta os estímulos.
-reação corporal
-ideias e crenças
-expressão facial
- reações á emoção
- ação
Existem dentro dos estudos sobre emoção, algumas diferenciações entre estudiosos, uns acreditam que as reações fisiológicas acontecem por conta das emoções, e outros justamente o inverso, acreditavam que as emoções ocorriam por conta das reações fisiológicas, por exemplo, se está com sono, por isso, a pessoa dorme e outros, a pessoa dorme, por isso está com sono.
Descrição do Experimento
Para que fosse construído o trabalho de coleta de dados nós contamos com a ajuda de alguns voluntários, que foram previamente informados que se tratava apenas de uma entrevista de campo para a aprendizagem prática dos alunos. Posteriormente todos assinaram os termos de consentimento e deu-se início então ao trabalho propriamente dito. Foram utilizados trechos do filme Marley e Eu, através de alguns instrumentos como: computadores e celulares, o ambiente escolhido foi bem apropriado para que as pessoas pudessem ouvir e compreender o que estavam vendo, o material foi exposto de forma bem simples e rápida com um vídeo de aproximadamente cinco minutos.
Foram 5 participantes, eram todos do sexo feminino e tinham em torno de 20 a 40 anos de idade.
Resultados e conclusão
Em comparação com os dados obtidos com todos os participantes, pode-se entender que todos ou a grande maioria deles está dentro de uma média esperada em relação as emoções apresentadas pelos participantes ao verem as cenas apresentadas com emoções oscilando entre alegria e tristeza, onde os mesmos relataram sentimentos como: tristeza, raiva, ansiedade, angústia, desespero e inquietação na verificação das cenas tristes e, paz, amor, felicidade, paixão e tranquilidade na verificação das cenas alegres.
...