Trabalho psicométrico
Projeto de pesquisa: Trabalho psicométrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Riquelmi • 11/5/2014 • Projeto de pesquisa • 747 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
Trabalho de psicometria
Introdução
A teoria da resposta ao Item (TRI) já tem uma longa história, ela se baseia no modelo do traço latente, que possui uma história mais longa ainda, ela começou a ser formalizada tecnicamente com os trabalhos de Lourd (1952, 1953) nos EUA e Rasch (1960) na Dinamarca, que a utilizaram para testes de desempenho e aptidão. Entretanto, apenas ultimamente a partir dos anos 1980, A TRI vem se tornando a técnica predominante no campo dos testes. A razão da demora desta teoria em ser amplamente utilizada em psicometria se deve ao fato da enorme complexidade de manipulação de seus modelos matemáticos, inviáveis sem complexos programas de computador. Atualmente a TRI parece que veio para ficar e substituir grande parte da teoria clássica da Psicometria.
Conceito
A TRI fornece modelos matemáticos para os traços latentes, propondo formas de representar a relação entre a probabilidade de um indivíduo dar uma certa resposta a um item, seu traço latente e características (parâmetros)dos itens, na área de conhecimento em estudo.
A partir de um conjunto de respostas apresentadas por um grupo de respondentes a um conjunto de itens, a TRI permite a estimação dos parâmetros dos itens e dos indivíduos em uma escala de medida. Por exemplo, considere o construto nível de qualidade de vida. Uma análise feita através da TRI pode estimar o nível de qualidade de vida do respondente (isto é, um parâmetro do indivíduo) e também os parâmetros dos itens, de modo a criar uma escala de medida de nível de qualidade de vida.Dentre as grandes vantagens da Teoria de Resposta ao Item sobre a Teoria Clássica de Medidas estão: ela possibilita fazer comparações entre traço latente de indivíduos de populações diferentes quando são submetidos a testes ou questionários que tenham alguns itens comuns e permite, ainda, a comparação de indivíduos da mesma população submetidos a testes totalmente diferentes; isto é possível porque TRI tem como elementos centrais os itens e não o teste ou questionário como um todo; possibilita uma melhor análise de cada item que forma o instrumento de medida, pois leva em consideração suas características específicas de construção de escalas; os itens e os indivíduos estão na mesma escala, assim o nível de uma característica que um indivíduo possui pode ser comparado ao nível da característica exigida pelo item; isso facilita a interpretação da escala gerada e permite também conhecer quais itens estão produzindo informação ao longo da escala; ela permite um tratamento para um conjunto de dados faltantes, utilizando para isso somente os dados respondidos, o que não pode acontecer na Teoria Clássica de Medidas. Outro benefício da TRI é o princípio da invariância, isto é, os parâmetros dos itens não dependem do traço latente do respondente e os parâmetros dos indivíduos não dependem dos itens apresentados.
Os diversos modelos de respostas ao item existentes esse distinguem na forma matemática da função característica do item e/ou no número de parâmetros especificados no modelo. Todos os modelos podem conter um ou mais parâmetros relacionados aos itens e ao indivíduo. A distinção principal entre modelos da TRI refere-se à suposição sobre o relacionamento entre
...