Trabalho sobre Emoções
Por: PaulaBuril • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS- ICH
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
TURMA: PS1P30/PS1Q30
NOTURNO
As Emoções e o Meio Social
Aline dos Santos Santana - C3611J-1
Brayan Kelvin Muniz da Silva - C34782-5
Jailson Silva Lima - C347FC-4
Luana Lima Gaia De Souza - C32BGD-4
Mailson da Silva Lisboa - C35695-6
Paula Passos Buril - C3524E-3
Raielly Pontes de Farias - C32GAD-2
Brasília/DF
2014
Introdução
Vivemos em um mundo em que as informações, notícias, acontecimentos se espalham de maneira rápida e prática por meio da tecnologia. Isso se dá à globalização, que leva diferentes culturas, moda, tecnologia e ciência a todo o mundo ao mesmo tempo.
Esse grande e poderoso acontecimento chamado de globalização não neutralizou as especificidades de cada cultura/sociedade (o que podemos chamar de realidade em que o ser humano está inserido). Através de sua realidade, que neste trabalho chamaremos de “meio de vivência”, suas emoções são direcionadas. Abordaremos, portanto, a influência em que o meio de vivência tem nas emoções do individuo em sua particularidade. Investigamos a hipótese de que o meio em que o indivíduo vive influencia sua reação sobre determinada emoção. Isso foi testado em entrevistas direcionadas a pessoas de distintas culturas e idades. E até aonde a reação do indivíduo perante determinada emoção se dá a normas de condutas que fazem parte da sociedade e ate aonde isso se dá a experiências vividas pela própria pessoa.
Emoção e o Meio Social
“... Emoção é uma condição complexa que surge em resposta a determinadas experiências de caráter afetivo (Fridja, 1986; Lazarus, 1991).”
Como ser humano, somos sociáveis, todo indivíduo pertence a uma cultura, e essa cultura parte de uma sociedade que vive uma realidade específica, e muitas vezes essa realidade pode se diferir muito de um grupo para outro. Essas diferentes experiências irão refletir na forma que percebemos, reagimos nos sentimos, nos comportamos e compreendemos o mundo ao nosso redor. A sociedade expõe as pessoas às mesmas situações, no entanto, cada pessoa irá reagir de forma diferente a isso. Algumas situações geram emoções de exaltação, outras despertam medo e ainda outras, amor. Evidentemente aprendemos a agir com certas emoções a determinadas situações significativas, por exemplo: ficamos satisfeitos quando um determinado objetivo é alcançado; sentimos pena e angústia quando perdemos alguém próximo, e assim por diante. Todas estas formas de reações emocionais foram adquiridas no processo de aprendizagem dos meios de conduta estabelecidos pela sociedade em que o indivíduo vive.
Logo, o meio em que o indivíduo vive, pode influenciar a reação dele mediante a determinada emoção? Pensando sobre isso, foi desenvolvida uma entrevista onde se exibiu para sete indivíduos distintos e de diferentes idades que não se conheciam e não tinham qualquer relação entre si, um vídeo com um trecho do filme “Cidade de Deus”. O participante deveria identificar emoções presentes no material apresentado, e na medida em que o participante falava sobre o que ele percebeu no vídeo os entrevistadores os instigavam a falar ou demonstrar como se sentiam em relação ao proposto, relatando não só o que estava óbvio por ser evidente no vídeo.
No geral, os participantes viam um contexto muito chocante e de muita violência, onde estavam envolvidas muitas crianças (o que leva o grupo a considerar como fator agravante pois provocara maior sensibilização nos participantes.) . As emoções mais comuns percebidas pelos entrevistados foram medo, raiva, tristeza, frieza, vingança e satisfação em fazer o mal. No entanto, como se esperava, os entrevistados se divergiram em alguns pontos. O que um tratava com seriedade, mencionando problemas na sociedade, outros tratavam com certo desprezo, julgando ser normal e dizendo que faz parte da violência existente no meio social atualmente.
O entendimento do grupo a respeito disso, foi que as reações e emoções em comum nos participantes, são resultado de um aprendizado cultural, onde uma conduta é imposta e se aprende a reagir daquela maneira. Um exemplo disso, foi um dos participantes ter dito que o conteúdo contido no material proposto era comum , no entanto quando questionado sobre como reagiria se estivesse na mesma situação, ele disse que faria diferente pois era contra a violência. Ou seja, mesmo sendo indiferente à situação, ele se imagina fazendo as mesmas coisas. Outra participante se refere à situação apresentada em vídeo com muita condolência, no entanto, diz que se estivesse inserida no mesmo contexto, poderia agir da mesma forma e adotar as mesmas práticas, já que não sabe, sobre quais influências estaria exposta.
...