Trabalhos Para Fculdade
Artigo: Trabalhos Para Fculdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniloadd2209 • 11/5/2014 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
Relatório 1 – Estrutura de Dados:
Alocação de Memória: A memória é um conjunto de Bits (chaves).Os bits na memória de um computador são agrupados em unidades maiores, como bytes.Em alguns computadores, vários bytes são agrupados em unidades chamadas palavras. Cada unidade desse tipo recebe a atribuição de um endereço, isto é, um nome que identifica determinada unidade entre todas as unidades na memória.Um endereço é frequentemente chamado posição, e o conteúdo de uma posição são os valores dos Bits que formam a unidade nessa posição, ao declarar uma variável qualquer, o compilador deixa reservado um espaço na memória para armazena-la, é dívida em dois grupos. Alocação estática, onde os dados tem um tamanho fixo. Alocação dinâmica que não tem um tamanho fixo podemos definir para cada dado quanto de memória queremos usar.
Ponteiros C:
Ponteiro: é um tipo de dado que serve para indicar, ou armazenar, um endereço de memória. Um ponteiro não é um inteiro, char ou float é um tipo que armazena o endereço em que a informação está alocado.
Para declarar um ponteiro usamos ‘*’.
Ex: int *p;
Estrutura de dados C: Usando struct, podemos trabalhar com vários tipos de informações de uma maneira mais fácil, rápida e organizada, uma vez que não temos que nos preocupar em declarar e decorar o nome de cada elemento da struct. As estruturas de dados consistem em criar apenas um dado que contém vários membros, que nada mais são do que outras variáveis. De uma forma mais simples, é como se uma variável tivesse outras variáveis dentro dela. A vantagem em se usar estruturas de dados é que podemos agrupar de forma organizada vários tipos de dados diferentes, por exemplo, dentro de uma estrutura de dados podemos ter juntos tanto um tipo float, um inteiro, um char ou um double. Para criar uma estrutura de dados usamos a palavra reservada struct. Toda estrutura deve ser criada antes de qualquer função ou mesmo da função principal main. Toda estrutura tem nome e seus membros são declarados dentro de um bloco de dados. Após a definição de seus membros no bloco de dados, terminamos a linha com um ponto-e-vírgula (;).
Vetores C: Vetor é uma estrutura de dados em C no qual o programador defini um numero finito de variáveis do mesmo tipo em uma única variável, o termo finito é utilizado pois o numero de posições (elementos) a serem armazenadas é definida pelo programador durante a declaração deste vetor, para navegarmos por suas posições deve- se ter uma estrutura de repetição junto com um contador que incremente ou decremente o valor do índice para que o mesmo navegue por todas posições do vetor. O primeiro índice do vetor é “0” e o ultimo índice será o valor estipulado pelo programado que é sempre reservado para o próprio vetor Veja o exemplo:
Declaração do vetor.
int vet[20];
Onde “int” é o tipo do vetor, “vet” é o nome do vetor e “[20]” é a quantidade de elementos que este vetor pode armazenar. Este vetor tem 20 posições porem só poderá ser alterados o intervalo entre as posições 0 e 19 que no total somam 20 elementos. O elemento na posição 20 é reservado indicando para a memória que este vetor acabou.
Operação com strings de caracteres: Uma string de caracteres em C é apenas uma matriz de caracteres. A seguinte linha declara uma matriz que pode conter uma string de até 49 caracteres.
char str[50];
A sintaxe para receber uma string por meio da scanf() é:
scanf(“%s”, nome_da_string);
não é necessário colocar o operador &, pois o nome da string em si já é um endereço de memória.
Estruturas em C: O estudo da estrutura de dados abrange duas metas complementares, a primeira meta é identificar e desenvolver entidades e operações matemáticas úteis e determinar que classes de problemas podem ser solucionadas, usando essas entidades e operações, neste meta utiliza-se um tipo de dado alto nível como ferramenta para resolver outros problemas (se necessário). A segunda meta é determinar representações para essas entidades abstratas e implementar as operações abstratas sobre essas representações concretas, esta meta percebe a implementação de tal tipo de dado como um problema a ser resolvido usando os tipos de dados já existentes. Ao determinar representações para as entidades abstratas é preciso ter o cuidado de especificar os recursos disponíveis para construir tais representações.
Implementando estruturas: Existem dois tipos de implementação, implementação de hardware e implementação de software. Na implementação de hardware é construído um circuito para efetuar as operações necessárias;
Na implementação de software um programa consistindo em instruções de hardware já existentes é criado para interpretar strings de bits na forma desejada e efetuar as operações necessárias, sendo assim, nesta implementação é possível criar um novo tipo de dado que interaja com um tipo de dado já existente, assim como manipula e o mesmo.
Alocação estática de memória: A alocação estática de memória mantém as informações organizadas na memória de forma linear e sequencial. Isto facilita a sua localização e manipulação. Em contra partida, precisamos estabelecer previamente a quantidade máxima necessária de memória para armazenar uma determinada estrutura de dados, ou seja, se durante a execução for constatado que é necessário mais espaço de memória será necessário alterar o espaço reservado no código fonte da aplicação, ou até mesmo, se precaução for reservado um espaço maior que o utilizado este espaço continuará reservado e sem utilização, ou seja, será um espaço que esta reservado sem utilização (lixo de memória). Alocação Estática de Memória pode ser definida com uma simples declaração de uma variável, pois o compilador irá alocar automaticamente um bloco contiguo na memória para armazenar a variável declarada, Ex:
Codigo fonte da estrutura avião que permite o cadastro e a exibição dos aviões.
int i;
for( i = 0 ; i<1 ; i++){
printf("Digite o Modelo :\n");
gets(p[i].modelo);
printf("Digite
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