Transtorno: Agnosia
Por: Rafael Ccb • 10/4/2019 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
SINTOMAS
Agnosia ((cegueira da alma ou cegueira psíquica) fisiologista Hermann Munk século XIX
refere-se à incapacidade de reconhecer pessoas ou objetos mesmo quando as modalidades sensoriais básicas, como a visão, estão intactas.
Agnosia visual - dificuldade de reconhecer objetos, rostos e palavras (Alexia Agnóstica).
Pacientes com agnosia visual podem não reconhecer um objeto (Object Agnosia) sobre a apresentação visual, embora possam descrever sua forma e outras características visuais.
Pessoa não pode reconhecer o rosto de sua esposa (Prosopagnosia) e, em alguns casos, até mesmo o seu próprio.
A percepção sensorial do objecto / face está desligada das memórias associadas ao objecto / face.
O paciente pode perceber o objeto, mas não tem nenhuma associação significativa com ele.
Cor Agnosia - Incapacidade de discriminar entre as cores e, portanto, não pode nomear a cor.
Simultanagnosia - Incapacidade de reconhecer uma imagem inteira, embora os detalhes individuais sejam reconhecidos.
é Agnosia Auditiva que envolve a incapacidade de reconhecer sons
Informação auditiva / verbal Agnosia - Incapacidade de ouvir palavras.
Agnosia auditiva - Incapacidade de ouvir sons ambientais como um começo de carro ou um cão latindo.
Amusia Receptiva - Incapacidade de ouvir música.
Agnosia Somatossensorial Astereognosis - Agnosia Tátil), onde a pessoa tem dificuldade em perceber objetos através da estimulação tátil.
Pacientes com este distúrbio têm dificuldade em perceber objetos através da estimulação tátil, embora a sensação tátil básica esteja intacta. Há uma distinção entre a incapacidade de reconhecer os recursos básicos de um objeto, como tamanho, peso e textura, ea incapacidade de nomear ou reconhecer o objeto. Os pacientes que não conseguem reconhecer um objeto por meio do toque ainda podem desenhar o objeto e reconhecer o objeto ilustrado no desenho. Às vezes, eles podem descrever as características físicas do objeto, mas não podem reconhecê-lo.
CAUSAS
Esta é a forma como tem sido postulado que o reconhecimento depende das características distintivas que ativam representações volumétricas de objetos: a lesão cerebral faz com que os traços distintivos apresentados sob um ângulo incomum são insuficientes para representações adequadas pode ser ativado (Oliveros, 2007)
A agnosia visual está associada a lesões dos lobos occipital e temporal esquerdo. Muitos pacientes têm um defeito de campo visual grave no lado direito por causa da lesão do lobo occipital esquerdo. É comum que os pacientes tenham agnosia visual, mas reconhecimento intacto nas modalidades tátil e auditiva.
Na prosopagnosia lesões bilaterais da substância cinzenta e branca do giro occipitotemporal causam prosopagnosia. Em particular, o fascículo longitudinal inferior, uma via que interliga os lobos occipital e temporal, tem sido sugerida como área lesionada na prosopagnosia.
Acredita-se que a astereognose pura seja causada por lesões do córtex somatossensorial (giro pós-central) na área subsumida pela mão.
 Agnosia Somatossensorial (
Diagnóstico diferencial:
Alguns distúrbios têm sintomas semelhantes. O clínico, portanto, em sua tentativa diagnóstica, tem de se diferenciar dos seguintes transtornos que precisam ser descartados para estabelecer um diagnóstico preciso.
...