Transtornos Ansiosos E Ansiolíticos
Ensaios: Transtornos Ansiosos E Ansiolíticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wwwm • 13/5/2014 • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 345 Visualizações
Transtornos Ansiosos e Ansiolíticos
Atividades de Fixação
1) Quando a ansiedade é um transtorno ansioso?
2) Qual é a diferença entre depressão maior e transtornos ansiosos?
3) Como se deve ser a escolha de um Benzodiazepínico, para o transtorno de ansiedade?
Quando a ansiedade é um Transtorno Ansioso?
A ansiedade é uma emoção normal em circunstâncias de ameaça e é considerada como fazendo parte da reação de sobrevivência evolutiva de “luta ou fuga”.
A ideia da ansiedade como transtorno psiquiátrico está evoluindo rapidamente: Caracteriza-se pelo conceito de sintomas centrais de medo e preocupação excessivos em comparação à depressão maior, que é caracterizada por sintomas centrais de humor deprimido ou perda de interesse.
O ansioso sente um medo, apreensão e tensão constante, além do normal. Muitas vezes existe uma razão concreta para a pessoa estar reagindo à vida com ansiedade, como por exemplo, quando há estresse provocado por algum acontecimento externo ou conflito interno, quando há alguma doença em curso, uma emergência de vida, etc.
Mas, existem situações de ansiedade onde não se detecta nenhum motivo aparente, inclusive nenhuma doença física que possa justificar esse estado emocional, nenhum acontecimento estressante.
Nesses casos sem razão aparente, os sintomas da ansiedade surgem espontaneamente, muitas vezes sob a forma de ataques de ansiedade, ataques de pânico, fobias, transtorno obsessivos, somatizações e doenças psicossomáticas.
Transtorno de Ansiedade Generalizada-TAG
Incluem sintomas centrais de ansiedade generalizada e preocupação, assim como os de ativação aumentada, fadiga, dificuldade de concentração, problemas de sono, irritabilidade e tensão muscular.
Observação: Muitos desses sintomas, estão presentes também em outros transtornos ansiosos.
Exemplo: A pessoa está continuadamente desesperada, aflita, assustada e inquieta, sempre achando que alguma coisa de mal vai pode acontecer com ela, com seus filhos, entre outros.
Transtorno de Pânico
Incluem sintomas nucleares de ansiedade antecipatória e preocupação relativa aos ataques de pânico; os sintomas associados são os próprios ataques de pânico inesperados e evitação fóbica ou outras alterações de comportamento associadas ao temor dos ataques de pânico.
Exemplo: a pessoa tem crises onde começa a apresentar um pavor exagerado de passar mal, perder o controle, morrer de repente, não poder ser socorrido, enfim, medo de sofrer alguma coisa grave que se manifesta em determinadas situações. Essas crises normalmente são acompanhadas de palpitação, sudorese e mal-estar, etc.
Transtorno de Ansiedade Social
Incluem sintomas nucleares ansiedade ou medo em relação ao desempenho social, somados à preocupação quanto à exposição social;
São sintomas associados a ataques de pânico previsíveis e esperados em determinadas situações sociais, bem como a evitação fóbica dessas situações.
Exemplo: Medo de sair de casa e ficar em público, medo de ser ridicularizado em público, e outras.
Transtorno de estresse Pós-Traumático-TEPT
Incluem os sintomas nucleares da ansiedade enquanto o evento traumático está sendo revivido, assim como preocupação quanto a ter outros sintomas do TEPT, como aumento da ativação e respostas de sobressalto, dificuldades de sono, incluindo pesadelos, e comportamentos de evitação.
Exemplo: Pode aparecer logo após a pessoa ter sofrido um trauma e persistir até 6 meses depois. A pessoa passa a reviver o trauma repetitivamente, ter insônia, pesadelos, dificuldade para se concentrar, entre outros sintomas.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo-TOC
Incluem sintomas nucleares de ansiedade, que desencadeia obsessões e compulsões na tentativa de reduzir a preocupação, assim como as próprias obsessões, que podem ser vistas como um tipo de preocupação;
As compulsões são características-chaves associadas.
Exemplo: A pessoa é invadida por pensamentos torturantes, exigentes, absurdos e desagradáveis, conseqüentemente ela repete várias vezes o mesmo ato impulsivamente para tentar aliviar-se dos pensamentos. É o caso das pessoas que conferem várias vezes se fecharam o gás do fogão, a porta da casa, são pessoas que lavam as mãos várias vezes e continuam achando que as mãos ainda estão sujas, pessoas que se preocupam exageradamente com a simetria das coisas, etc.
Qual é a diferença entre depressão maior e transtornos ansiosos?
Embora os sintomas centrais dos transtornos ansiosos (ansiedade e preocupação) difiram dos sintomas centrais da depressão maior (perda de interesse e humor deprimido), há superposição considerável entre os demais sintomas associados a estes transtornos.
Superposição dos sintomas nos subtipos de transtornos ansiosos
Embora haja critérios diferentes para diferentes transtornos ansiosos, considera-se que todos tenham sintomas superpostos de ansiedade/medo associados com preocupação.
Preocupação é o segundo sintoma central compartilhado por todo o espectro dos transtornos de ansiedade;
Estes sintomas está hipoteticamente ligado ao funcionamento das alças corticoestriadas-talâmicas-corticais (CSTC): “Alça de Preocupação”;
Veremos que o que diferencia um transtorno ansioso de outro pode não ser a localização anatômica ou neurotransmissores que regulam o medo e a preocupação, mas a natureza específica da disfunção nesses mesmos circuitos nos diversos transtornos de ansiedade.
Explicando Melhor
No transtorno de ansiedade generalizada, a disfunção na amígdala e nas alças CSTC pode ser persistente e sem remissão, porém sem gravidade;
No transtorno do pânico a disfunção pode ser intermitente, mas catastrófica e inesperada;
Na ansiedade social a disfunção pode
...