Unidade II: Classificação dos Testes Psicológicos
Por: Fidels Florentino Colher • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 1.303 Visualizações
Testes Psicológicos
Unidade II: Classificação dos Testes Psicológicos
1. Casos concretos (situações problemáticas de indivíduos), no âmbito da Psicologia, nos quais seja adequado utilizarem-se testes psicológicos de avaliação da inteligência e da personalidade.
Situação problemática individual conveniente para o uso do teste psicológico de avaliação da inteligência
Uma criança de 10 anos de idade frequenta a 5ª classe na escola Primária Completa de Mathapwe, uma escola situada na no bairro do mesmo nome na cidade portuária de Nacala. A mãe de nome Ancha Mário e de pai Mário João nunca, desde a sua nascença, terão frequentado a escola.
Eles residem a três quilómetros da escola. Sendo vizinhos sempre nas nossas conversas e na minha posição de enfermeira têm me apresentado notícias sobre a realidade da adolescente que se pode resumir nas seguintes palavras:
• A rapariga Maiza Alberto desde os finais do ano passado (referente ao ano de 2015 que a Inês estava na 4ª classe) tem sido perdido pelo caminho e os colegas a recuperam a casa e quando perguntamos responde que costuma esquecer o caminho;
• Quando, em certos momentos, informamos algo ou mandamos buscar alguma coisa, ela se esquece rapidamente;
• A professora terá nos solicitado revelando que a menina tem problemas de esquecimento embora ela revele capacidades de inteligência;
• A professora disse que ela resolve questões assim que imediatamente colocada mas, as vezes, querendo as resolver, já não consegue trazer à tona a resposta certa;
• Facto agravante, segundo revelaram, a rapariga já nos últimos dias e com o avanço da sua idade manifesta alguns problemas mentais que de certo modo tanto nos inquieta.
Revelado o cenário, os pais sempre pedem ajuda para a melhoria da situação da rapariga, o que, sendo um problema complexo não se resolveria com exames médicos não especializados.
Este fenómeno, na minha opinião, requer a utilização de um teste psicológico de avaliação da inteligência, especificamente de WECHSLER (WISC2), na subescala verbal da memória de dígitos. Este tipo de teste permite a avaliação da inteligência analisando as suas várias influências bem como na análise da deficiência da memória. O teste centrar-se-ia em ouvi-la em séries de ordem directa e indirecta incitando uma manifestação flexível das suas emoções e sentimentos.
A análise baseada na memória de dígitos para o fenómeno exposto, permitiria medir a memória de curto prazo, a atenção e a concentração apurando daí os factores propulsantes da deficiência psicológica da rapariga. Por parte associativa e para mais aprofundamentos, seria complementarmente útil a subescala de compreensão que permitiria avaliar os processos de seu pensamento, sentimentos e emoções.
O uso inadequado deste tipo de teste pode provocar problemas no indivíduo bem como a criação de preconceitos. Sendo a realidade psicológica complexa, más interpretações poderão criar transtornos e determinismos na vida futura do indivíduo e estes constituem grandes
...